Fiscalização encontra mais de 480 unidades de medicamentos vencidos na Clínica Canela Pular para o conteúdo
Polícia

Fiscalização encontra mais de 480 unidades de medicamentos vencidos na Clínica Canela

Enfermeira foi conduzida para sede da Decon para prestar esclarecimentos
Layane Costa, Aline Machado -
Vários medicamentos vencidos foram encontrados no local. (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

A fiscalização na Clínica Canela terminou com a apreensão de 484 unidades de medicamentos vencidos na tarde desta quinta-feira (14). O local é famoso em por apresentar tratamentos para emagrecimento.

A ação aconteceu após uma denúncia de que a clínica estaria aplicando o medicamento emagrecedor Mounjaro — que possui a tirzepatida como princípio ativo — sem possuir o cadastro na farmacêutica Eli Lilly, fabricante do medicamento.

Equipes da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Vigilância Sanitária, CRF (Conselho Regional de Farmácia), CRM (Conselho Regional de Medicina) e da Perícia foram até a clínica no período da manhã para a fiscalização.

Já durante a tarde, a equipe de reportagem do Jornal Midiamax foi informada de que 484 unidades de medicamentos com validade vencida foram apreendidas e encaminhadas para o depósito da Vigilância Sanitária Municipal. Os medicamentos são diversos, incluindo canetas emagrecedoras, soros e vitaminas.

O local não foi interditado após a fiscalização; no entanto, uma enfermeira foi conduzida para prestar esclarecimentos na sede da Decon.

Medicamentos vencidos

No local, as equipes do CRM encontraram medicamentos antiarrítmicos vencidos e constataram insumos faltantes no carrinho de emergência, bem como a prescrição de terapia hormonal feita de maneira inadequada.

Além disso, as equipes identificaram publicidade que induz o paciente ao erro quanto a uma especialidade que a equipe clínica não possui. No site da clínica, consta que, além da graduação em Medicina, o médico possui pós-graduação em Nutrologia Esportiva e pós-graduação em Ciência da Obesidade e Sarcopenia. Entretanto, no CFM (Conselho Federal de Medicina), consta que o profissional não possui especialidade registrada.

Já a Vigilância Sanitária está verificando se houve a dispensa e aquisição de produtos de forma irregular na clínica. Outros medicamentos vencidos também foram encontrados pela equipe.

Durante a fiscalização, o Procon está apurando a venda casada, já que o consumidor não teria uma livre escolha para decidir onde irá comprar o medicamento. Foi constatado ainda que os alvarás de localização e funcionamento estão vencidos. Nenhum protocolo de entrada para renovação dos documentos foi apresentado.

Diante das irregularidades, a equipe da Decon também se deslocou para a clínica para averiguar uma possível mistura de medicamentos vencidos com outros em dia em um depósito.

O que diz a Clínica Canela?

Para a reportagem, o advogado da Clínica Canela informou que não irá se manifestar neste momento. No entanto, uma nota oficial foi encaminhada no começo desta tarde. Confira:

“A Clínica Canela informa que está colaborando integralmente com os órgãos competentes em procedimento de fiscalização ainda em andamento.

A instituição reforça que não fabrica, não manipula, não rotula e não comercializa medicamentos de forma irregular. Sua atuação é exclusivamente médica, com avaliação, acompanhamento e prescrição individualizada, quando indicada.

Não há venda casada. O paciente tem total liberdade para adquirir qualquer tratamento prescrito onde desejar, em estabelecimento regular de sua confiança.

Eventuais apontamentos administrativos ou operacionais estão sendo apurados internamente, com adoção imediata das medidas cabíveis e revisão dos protocolos internos.

A Clínica respeita o trabalho das autoridades, confia na apuração técnica dos fatos e reafirma seu compromisso com a ética, a segurança dos pacientes, a transparência e o cumprimento da legislação.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vai tomar calote’: brasileiros invadem página de ator que interpreta Bolsonaro após escândalo de Flávio

Relator no STF, Moraes vota para manter lei de igualdade salarial

zema

Aliados do PL, partido Novo do PR e SC, dizem que Zema foi ‘precipitado’ ao criticar Flávio

PF vai apurar pagamentos de Vorcaro a pedido de Flávio Bolsonaro e checar Eduardo

Notícias mais lidas agora

‘Vamos agilizar, comece pela Rial’: mensagens mostram como ex-servidores fraudavam tapa-buraco

'Visita de amigo': dias após deixar Consórcio, ex-diretor se encontra a portas fechadas com Papy

Fiscalização encontra mais de 480 unidades de medicamentos vencidos na Clínica Canela

Vai curtir o Festival América do Sul? Evento tem transporte gratuito em Corumbá

Últimas Notícias

Brasil

Quem trabalha hoje precisa engolir a CLT, que é venerada pela esquerda, diz Zema na Brazil Week

O ex-governador disse que é necessário avançar na discussão e flexibilização das normas de trabalho

Cotidiano

Moradores do Los Angeles recebem serviços de emissão de documentos e exames preventivos no próximo sábado

Serviços estarão disponíveis das 8h às 12h

Mundo

Promotores franceses tentam levar Sarkozy de volta à prisão por caso de financiamento líbio

Os promotores solicitaram que os juízes votem para que, desta vez, ele fique preso por sete anos e seja multado em 300 mil euros

Cotidiano

Sanesul contrata treinamento sobre assédio no ambiente de trabalho

Empresa de saneamento investe R$ 12,5 mil em capacitação para empregados ministrada pela Câmara Americana de Comércio