Novas imagens de câmeras de segurança divulgadas nesta quarta-feira (22) mostram a fuga com perseguição da dupla responsável pelo roubo de uma joalheira em São Gabriel do Oeste, a 133 km de Campo Grande. O caso ocorreu na manhã de segunda-feira (20) e três pessoas estão presas.
Conforme apurado pela reportagem, o ourives relatou à polícia que estava atendendo um casal quando um rapaz chegou pedindo uma aliança. O comerciante solicitou que o rapaz aguardasse e, um tempo depois, o casal foi embora da joalheria.
Na ocasião, o ourives disse que, enquanto mostrava as alianças ao rapaz, outro suspeito chegou e retirou uma arma da cintura, anunciando o assalto. O suspeito ordenou que o comerciante e seu funcionário se deitassem no chão e, junto do comparsa, começou a recolher as mercadorias da joalheria, fugindo na sequência.
Dois dias após o crime, a PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) divulgou novas imagens de câmeras de segurança. Nelas, é possível ver o momento em que a dupla entra e sai da joalheira.
Na sequência, eles empreenderam fuga a pé. Um verdadeiro cerco foi realizado pelas equipes da PM (Polícia Militar) e também pelo proprietário da joalheria. Toda a ação foi registrada por volta das 8h14 da manhã e causou um verdadeiro tumulto nas ruas da cidade.
Confira o roubo:
Prisão de olheiro
Depois da prisão da dupla de assaltantes, a polícia foi até uma casa na Rua Seriema, no Jardim Gramado, onde os criminosos relataram ter ficado durante os dias que antecederam o crime. Lá, os policiais encontraram uma nota fiscal de um supermercado e um documento relacionado ao terceiro envolvido.
Diante da suspeita, os policiais realizaram pesquisas em sistemas de monitoramento urbano, que possibilitaram a identificação do carro e a constatação de que ele havia circulado nas proximidades do local em horário compatível com o roubo.
As investigações revelaram que o suspeito teria ficado nas proximidades do Quartel da PM (Polícia Militar), em uma posição estratégica que permitia observar a saída das viaturas. Desse modo, foi apontado que ele estaria exercendo a função de olheiro, monitorando a movimentação policial e repassando informações aos demais integrantes do grupo, além de participar do apoio logístico necessário à execução do roubo e ao posterior resgate.
Um carro Vectra de cor prata, blindado e com placas do Rio de Janeiro, seria utilizado para prestar apoio ao suspeito e retirá-lo da cidade após o roubo. O plano consistia em conduzir os executores até uma área de mata situada às margens da BR-163, onde permaneceriam escondidos até serem resgatados e transportados novamente para Campo Grande.

‘Ó, sujou, sujou, cuidado aí’
Inclusive, durante depoimento à polícia, o funcionário da joalheria relatou que um dos criminosos estava em ligação com algum comparsa durante o assalto. “Ó, sujou, sujou, cuidado aí”, dizia a pessoa no telefone.
Logo, um comparsa teria avisado aos criminosos que a situação estava agitada do lado de fora. No entanto, antes de irem embora, os criminosos tentaram amarrar o funcionário, que conseguiu acionar o alarme novamente.
O ourives contou aos policiais que o suspeito ordenou que ele e seu funcionário se deitassem no chão e, junto do comparsa, começou a recolher as mercadorias da joalheria. Após o roubo das mercadorias, a dupla fugiu.
Diante da fuga, o ourives, sua esposa e seu filho decidiram perseguir os suspeitos. O ourives e a esposa foram de caminhonete, enquanto o filho correu a pé.
Durante a perseguição, um dos criminosos teria atirado contra o filho do ourives. Logo, a dupla foi alcançada pelo comerciante. Um dos suspeitos também apontou a arma para ele, que revidou, disparando duas vezes. À polícia, o ourives confirmou que possui registro da arma de fogo.
Em depoimento, a vítima afirmou que não conhecia os suspeitos e nunca tinha visto a dupla passando pela joalheria.


💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Nichole Munaro)







