Pular para o conteúdo
Política

Corredores exclusivos podem diminuir ônibus e manter valor do passe, diz Pedrossian

Após a retomada da cobrança do ISS progressivo ao Consórcio Guaicurus ser aprovada na Câmara de Campo Grande, o secretário municipal de finanças Pedro Pedrossian Neto informou nesta quarta-feira (9) que a Prefeitura e as empresas estão em negociação para que o imposto não impacte no valor da passagem. Uma das possibilidades apontadas é a […]
Arquivo -
Obra do corredor de ônibus das ruas Guia Lopes e Brilhante (Mariane Chianezi
Obra do corredor de ônibus das ruas Guia Lopes e Brilhante (Mariane Chianezi

Após a retomada da cobrança do ISS progressivo ao ser aprovada na Câmara de , o secretário municipal de finanças informou nesta quarta-feira (9) que a Prefeitura e as empresas estão em negociação para que o imposto não impacte no valor da passagem. Uma das possibilidades apontadas é a implementação dos corredores exclusivos de ônibus para que o Consórcio coloque menos veículos nas ruas.

Na Câmara para apresentar a Lei Orçamentária Anual para 2020, Pedrossian disse que há ainda a previsão de mais passageiros por ônibus, menos quilômetros rodados e menos tempo de espera, que resultariam em economia para as empresas que detêm a concessão do transporte coletivo urbano da cidade, evitando que o valor do passe aumente.

“Se a Prefeitura aplicasse os 5% direto e acabasse com a isenção de uma vez, certamente teria impacto na passagem. Mas de forma progressiva eu não acredito que vá refletir. São diversos elementos de negociação e estamos buscando essa forma de negociar”.

O secretário afirmou que os corredores aumentariam a rentabilidade para as empresas e a eficiência para os usuários, além de diminuir o tempo de deslocamento. “Essa conversa é feita não só com o presidente do Consórcio, o João Rezende, mas também os acionistas que vieram de e Campinas na semana passada”.

Os empresários estiveram em Campo Grande também para a realização da revisão contratual, cobrança da Prefeitura sobre os investimentos do Consórcio, renovação da frota além de outros pontos discutidos, segundo o secretário de finanças. “Foi uma conversa bastante produtiva”.

2, 4 ou 6 centavos?

Pedrossian informou que é preciso fechar o valor da inflação do período, que só será calculada em novembro, além de outros componentes, como o reajuste do salário dos motoristas, que acontece também naquele mês, para poder averiguar se o valor, de fato, vai aumentar.

“A data base do reajuste é dezembro. Não dá para dizer um valor certo e nem se a passagem vai, de fato, aumentar. É cedo para falar porque os elementos que compõe a tarifa estão sendo fechados ainda”.

O prefeito (PSD) afirmou nesta semana que o valor do impacto do retorno da cobrança de 1,5% do ISS já para o ano que vem poderia impactar em até 2 centavos no valor do passe.

A Ussiter (União Sul-mato-grossense dos Usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano e Estadual Rodoviário) disse antes da votação do projeto na Câmara nesta terça ter um estudo que apontaria um aumento de 4 centavos.

Presidente da Comissão de Finanças, o vereador Eduardo Romero (Rede) disse que outros cálculos apontariam a possibilidade de um aumento de 6 centavos.

Isento desde 2013 do imposto, o Consórcio Guaicurus voltará a pagar o ISSQN (Imposto Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) novamente de maneira progressiva, sendo 1,5% no ano que vem, 3% em 2021 e mais 2% em 2022.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria