Pular para o conteúdo
Política

TCE pede prorrogação de Refis e deputado apresenta emendas para mudar regras

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) enviou projeto de Lei à ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pedindo a prorrogação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal) e durante reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (4), o deputado João Henrique Catan (PL) apresentou duas emendas, sendo uma delas, mudando […]
Arquivo -
Deputado João Henrique (PL) (Luciana Nassar
Deputado João Henrique (PL) (Luciana Nassar

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) enviou projeto de Lei à ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pedindo a prorrogação do (Programa de Recuperação Fiscal) e durante reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (4), o deputado João Henrique Catan (PL) apresentou duas emendas, sendo uma delas, mudando regras de cobrança para prefeitos com contas regulares.

De acordo com o projeto enviado à Casa de Leis, o TCE pretende ampliar o prazo para que os prefeitos jurisdicionados possam aderir ao programa e pagar os débitos decorrentes de sanções financeiras não quitadas junto ao Funtc (Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas), para regularizar a situação como gestor de recursos da Administração Pública. 

Mesmo pedindo a prorrogação do programa, no projeto não consta até quando seria a data final de adesão ao Refis, que venceu no dia 2 deste mês. Durante a reunião na CCJ, com a falta dos deputados (PP) e (DEM), Lídio Lopes (Patri), pediu vistas e o projeto não foi aprovado para seguir para o plenário.

Porém, Catan apresentou duas emendas. Uma delas, estende por 120 dias o programa, a partir da publicação da lei. “Fixamos um prazo condicionado a publicação, 120 dias após a publicação. Pode demorar tramitar, mas se aprovado na Casa, terá mais 120 dias de Refis”. 

A outra emenda apresentada é que o prefeito com débitos até 31 de outubro de 2018, decorrente de multa pela publicação e remessa intempestiva, que tenha tido o processo julgado regular e legal, será beneficiado com a isenção no valor total dos débitos, ou seja, a isenção do pagamento dos valores aplicados, desde que atualize o cadastro para recebimento de intimação de forma eletrônica junto ao sistema do TCE. “Queremos ser justos e corrigir as aplicações de multas indevidas e excessivas. O foco do projeto é que nos processos que tramitam no TCE, que seja julgado regular e legal é que a pessoa não sofra multa de intempestividade por atraso de documento. Se o processo foi julgado pelo próprio TCE, regular, porque o administrador vai pagar a conta”, questionou.

Catan se posicionou contra a transferência de recurso de receita com o pagamento de multas, para o TCE. “A receita do município já e escassa e o pagamento de multas vai para o TCE, que já tem orçamento aprovado e com folga”, afirmou.

A proposta deve ser analisada novamente na próxima reunião da CCJ, na quarta-feira (11).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas