Pular para o conteúdo
Política

Com volta de Delei à Câmara de Campo Grande, TRE-MS tem dois dias para recontar votos

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) deve levar pelo menos dois dias para concluir o processo de retotalização dos votos após acolher recurso do vereador eleito de Campo Grande Delei Pinheiro (PSD). O julgamento foi concluído nesta quarta-feira (16). Esse é o prazo previsto em resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) […]
Arquivo -

O (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) deve levar pelo menos dois dias para concluir o processo de retotalização dos votos após acolher recurso do vereador eleito de Delei Pinheiro (PSD). O julgamento foi concluído nesta quarta-feira (16).

Esse é o prazo previsto em resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que disciplina o processo eleitoral de 2020. Os , a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional MS) e o Ministério Público Eleitoral serão convocados por edital.

O acórdão do julgamento foi publicado logo após a sua conclusão, na manhã de hoje. Delei teve seu registro de candidatura indeferido em primeira instância, por não ter feito o recadastramento biométrico.

Como o TSE suspendeu a exigência da biometria nestas eleições devido à pandemia de Covid-19, a defesa do vereador eleito recorreu ao TRE, mas um primeiro recurso foi negado.

Delei apresentou embargos à decisão na sequência. Ameaçada de perder sua cadeira, (MDB), reeleita com o menor número de votos neste pleito, ingressou na ação como terceira interessada.

A princípio, a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) se manifestou contra esse segundo recurso. Mas após a reabertura do cadastro eleitoral, o vereador eleito fez o recadastramento biométrico e a PRE opinou que seu registro deveria ser deferido.

Assim, no primeiro dia de julgamento, o TRE formou maioria para derrubar a impugnação. Hoje, o último voto foi dado, formando uma unanimidade.

O Jornal Midiamax procurou a defesa da vereadora Dharleng Campos, e informou que vai recorrer. A reportagem também acionou a corte eleitoral para saber como fica a diplomação, marcada para a noite de hoje, mas também não teve sucesso.

Dharleng seria diplomada, mas com a mudança, pode ficar fora da Câmara em 2021. A retotalização deve ocorrer nas próximas horas, já que o prazo legal para o procedimento termina na sexta-feira (18).

*(Texto alterado às 12h39 para correção de informação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Trânsito

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Segundo a Guarda Municipal, ele responderá por desacato, resistência à prisão e infrações de trânsito