Pular para o conteúdo
Política

Refis com desconto de até 100% e previsão de verba para saúde é aprovado na Câmara

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nova edição do Refis (Programa de Renegociação de Dívidas), nesta terça-feira (26), cuja arrecadação será destinada à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para uso no combate da pandemia de coronavírus (Covid-19) e outras doenças. Como o projeto de lei foi apresentado na quinta-feira (21), os parlamentares analisaram hoje […]
Arquivo -
(Izaías Medeiros
(Izaías Medeiros

A Câmara Municipal de aprovou nova edição do Refis (Programa de Renegociação de Dívidas), nesta terça-feira (26), cuja arrecadação será destinada à (Secretaria Municipal de Saúde) para uso no combate da pandemia de coronavírus (Covid-19) e outras doenças.

Como o projeto de lei foi apresentado na quinta-feira (21), os parlamentares analisaram hoje em regime de urgência, no qual o trâmite dentro da Casa de Leis é acelerado. As comissões de Justiça e a de Defesa do Consumidor concluíram a análise no plenário e, ambas, decidiram pela votação. O Refis foi aprovado por 24 votos favoráveis e nenhum contrário.

Agora, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) precisa sancionar a lei, publicando-a no (Diário Oficial de Campo Grande). A expectativa é que a renegociação seja permitida de 1º de junho até 3 de julho.

Sem negociação presencial

Entram no programa débitos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços), ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), e outras taxas cobradas pelo Executivo municipal – no entanto, não serão renegociadas dívidas de 2020, apenas as contas anteriores.

Segundo afirmou o secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, ao Jornal Midiamax, na semana passada, a renegociação retirará 100% das multas e juros para quem pagar dívidas à vista. O contribuinte ainda terá possibilidade de quitar a dívida em seis vezes, recebendo 75% de desconto nas multas, ou em 12 vezes, com 35% de abatimento das penalidades.

Cartas com as três possibilidades de pagamento já são confeccionadas para envio às residências – são cerca de 180 mil contas de IPTU e 80 mil de ISS.

Devido à pandemia de coronavírus, não haverá, desta vez, negociações presenciais na Central do Cidadão, que costuma formar filas imensas. O Refis será totalmente online, com as três formas de parcelamento disponíveis no site do Refis. Além disso, um telefone será disponibilizado para eventuais dúvidas – nos próximos dias, o município deve divulgar os endereços eletrônicos e demais detalhes do programa.

Autorização

De acordo com o titular, ainda na semana passada, a Prefeitura de Campo Grande se baseou em duas autorizações para implantar este tipo de ação em 2020. Por ser ano eleitoral, o município não poderia conceder benefícios de qualquer natureza. Contudo, novo entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) flexibilizou a restrição.

“Teve um entendimento de ampla divulgação, que mudou a jurisprudência”. Além disso, o decreto de pública em Mato Grosso do Sul, adotado por causa da pandemia mundial, permite a possibilidade de renegociação, segundo o secretário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria