Pular para o conteúdo
Política

Após segurar 49 mil doses, Reinaldo reclama de prefeitos e culpa Ministério da Saúde

Com baixa procura na fronteira, governador ainda citou que não pode obrigar população a imunizar
Arquivo -

Depois de reservar mais de 49 mil doses de contra o coronavírus enquanto não tinha doses para ampliar a campanha, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou sobre as doses da vacina nesta segunda-feira (5). Cidades têm reclamado sobre as doses reservadas para vacinar toda a população da fronteira, enquanto em outros municípios falta vacina, mas o governador reclamou da ‘briga’ entre os prefeitos. Ele ainda culpou o Ministério da Saúde pela distribuição de doses entre municípios. 

Na manhã desta segunda (5), o governador disse que a discussão entre prefeitos sobre as doses da Janssen é ‘inócua’. Azambuja completou, dizendo que o Ministério da Saúde é responsável pela distribuição das doses. 

“Quem regula a distribuição é o Ministério, que disponibilizou mais de 165 mil doses por conta do estudo na fronteira com as vacinas da Janssen. Não é o Estado que decide isso. Acho uma discussão inócua, [as doses] são um ganho para . Quando ganhamos cota extra, sobram mais doses para os outros 66 municípios”, disse. 

É importante lembrar que uma decisão da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) definiu a reserva de 30% das vacinas a serem utilizadas no estudo na fronteira. Ou seja, 49.650 doses da Janssen ficaram ‘guardadas’ por decisão do Estado, enquanto a maior cidade de Mato Grosso do Sul não tinha vacinas para a 1ª dose. Somente há pouco a Capital recebeu um novo lote, com 7,4 mil vacinas da Janssen. 

Uma reportagem publicada pelo Jornal Midiamax mostrou que cidades de fronteira com a Bolívia têm enfrentado resistência da população para vacinar.  O medo da vacina e a desinformação estão entre os principais fatores. Há até cidades fazendo busca casa por casa, para verificar quem ainda não se vacinou. Quem recusar, terá que assinar um termo de responsabilidade.

Mesmo assim, Reinaldo Azambuja atribuiu a vacinação a uma decisão pessoal. O governador citou que a decisão de tomar a vacina ou não é pessoal e que não pode obrigar a população a ser imunizada. Por outro lado, ele falou sobre a eficácia das vacinas. “Acho uma bobagem quem não se vacina. Se for ver as internações, quem toma a vacina tem uma chance de ficar em estado grave ou ir a óbito muito menor. Mas não temos como obrigar a população a se vacinar”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Sem ônibus, a cidade para’: população cobra fim do Consórcio Guaicurus após paralisação em Campo Grande

Motorista de aplicativo é flagrado com um quilo de pasta base de cocaína em Dourados

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

Lula chega à Indonésia para giro asiático e reunião com Trump

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

Agetran tenta barrar petição contra Consórcio alegando que ação tem tirado o ‘conforto dos usuários’

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

‘Consórcio Guaicurus quer pressionar e usa população como massa de manobra’, diz Beto Avelar

Últimas Notícias

MidiaMAIS

O que é padel? Saiba tudo sobre a nova modinha que já virou febre em Campo Grande

Esporte é praticado entre duas duplas, em quadra fechada

Famosos

Tema de ‘mêsversário’ do filho de Thiaguinho causa polêmica: ‘Inapropriado’

Thiaguinho e Carol Peixinho deram o que falar com o tema escolhido para celebrar o primeiro mês de vida de Bento; entenda

Política

Ainda em recuperação de cirurgia, Pedrossian Neto retorna às sessões na quinta-feira

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Pedrossian Neto (PSD) ainda está afastado das atividades parlamentares depois de passar por cirurgia para retirar a tireoide. A cirurgia ocorreu na última quinta-feira (16). Ao Jornal Midiamax, o parlamentar afirmou estar se recuperando bem e retoma às sessões na próxima quinta-feira (23). Após passar por cirurgia, … Continued

Trânsito

Caminhonete atinge carro ao realizar manobra de ré no Jardim Tijuca

Colisão envolveu caminhonete Ranger e um carro Chevrolet Spin por volta das 7h30