Pular para o conteúdo
Política

Ministro pede vista e adia decisão sobre novas eleições para prefeito em Bandeirantes

Vieira de Carvalho Neto pediu mais tempo para analisar recurso de Álvaro Urt, que venceu, sub judice, as eleições de 2020 em Bandeirantes.
Arquivo -

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto pediu vista do recurso apresentado pelo prefeito eleito sub judice em , Álvaro Urt (DEM), em julgamento virtual finalizado ontem (26) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A intervenção adiou decisão da corte sobre uma possível convocação de novas eleições no município.

O relator do agravo regimental no recurso especial eleitoral de Álvaro Urt, ministro , já havia manifestado voto contrário à medida. Ou seja, favorável a manter a impugnação ao registro de candidatura do democrata nas eleições de 2020. O voto foi acompanhado pelos ministros e Luis Felipe Salomão.

O pedido de vista é feito, geralmente, quando o julgador quer mais tempo para analisar o processo. O recurso deve voltar à pauta do TSE assim que Vieira de Carvalho Neto terminar sua avaliação. Além de seu voto, ficaram faltando as manifestações dos ministros Luís Roberto Barroso (Presidente), Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos. Ou seja, Álvaro Urt ainda pode sair vitorioso do julgamento.

Também foi Tarcisio Vieira de Carvalho Neto quem pediu destaque e travou, por dois meses e meio, o julgamento do recurso do prefeito eleito sub judice em , Daltro Fiuza (MDB). O TSE voltou a se debruçar sobre o processo no início deste mês e decidiu manter a impugnação ao emedebista, bem como convocar eleições suplementares.

Álvaro Urt foi cassado meses antes das eleições em Bandeirantes

Álvaro Urt venceu as eleições de novembro do ano passado com 50,63% dos votos válidos. Mas, menos de dois meses antes, o então prefeito havia sido cassado pela Câmara de Vereadores, após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Com a cassação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) barrou o registro de candidatura de Urt, que recorreu. Em dezembro do ano passado, o relator do recurso no TSE, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar. Então, o democrata recorreu novamente. Caso negado o recurso, o TSE deve determinar a convocação de novas eleições para prefeito em Bandeirantes.

Na quarta-feira (24), Álvaro Urt ajuizou nova manobra na Justiça Estadual a fim de derrubar sua cassação. Com pedido de liminar, a ação de tutela antecipada antecedente foi distribuída para a 3ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de ). O feito está sob a relatoria do desembargador Amaury da Silva Kuklinski.

Urt já teve negado pela Justiça, menos de duas semanas depois das eleições, um mandado de segurança que também pedia a anulação da cassação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

TCE-MS aprova contas de 5 cidades de MS, mas impõe ressalvas por enxergar ‘pequenas’ irregularidades

Venezuela reforça fronteiras com Brasil e Colômbia após ataques de Trump

Bombeiros fazem buscas por corpo de homem no Rio Anhanduí em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

soraya cpi

CPI de senadora de MS para investigar planos de saúde fecha semana com 12 assinaturas

Últimas Notícias

Cotidiano

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Os dados são referentes ao boletim da 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta sexta-feira (17)

Economia

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

Alimentos para cães, sementes, carnes e mudas estão entre os produtos para exportação

Mundo

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

Desde 2023 a China emite relatórios sobre o desempenho americano na OMC, destacando o bullying comercial cometido pelos EUA

Cotidiano

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Serão oferecidos serviços de cadastro biométrico, transferência de local de votação e atualização de dados