Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo entrega presidência do Prosseguir para pré-candidato do PSDB

Recentemente, Prosseguir causou polêmica em Campo Grande e fez Reinaldo recuar em decreto
Arquivo -

O governador (PSDB) passou a presidência do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) ao secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao governo em 2022, Eduardo Riedel, reacendendo a especulação feita por lideranças dos municípios do Estado do suposto uso político da ferramenta, divulgada pelo Governo do Estado como conjunto de orientações a serem seguidas na pandemia. 

Reinaldo assumiu a presidência do programa em 25 de junho com mais 12 membros titulares no Comitê Gestor do Prosseguir. Quase 20 dias depois, em decreto publicado nesta terça-feira (13), o governador designou Riedel para exercer a função de Presidente do Comitê.

Riedel é pré-candidato ao governo de pelo PSDB, para disputa de 2022. O titular da Seinfra estava no comando da Segov (Secretaria de Governo) até fevereiro, quando Reinaldo anunciou as mudanças no alto escalão, colocando Sérgio Murilo na Segov, Riedel na Seinfra e tirou o vice-governador, Murilo Zauith, da secretaria de Infraestrutura. 

Polêmicas

Em 10 de junho, o Prosseguir colocou 43 municípios em bandeira cinza (grau extremo) devido à pandemia da Covid-19. Com isso, os municípios teriam que seguir uma série de restrições com o objetivo de reduzir a disseminação do coronavírus, só funcionando os serviços considerados essenciais.

Campo Grande era um dos municípios que estava na bandeira cinza. Porém, o prefeito (PSD) contestou a publicação do Prosseguir e, após 4 dias, novo decreto municipal determinou que a Capital retornasse à faixa da bandeira vermelha do Prosseguir. 

Sidrolândia, Três Lagoas e Ponta Porã seguiram os passos da Capital e também relaxaram as medidas. Os gestores contestaram as medidas do Prosseguir e cogitaram, ainda, uso político do programa.

Até mesmo prefeitos tucanos, como de duas das cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã e Três Lagoas, decidiram atropelar o decreto estadual que determinou restrições mais severas às atividades consideradas não essenciais. Os dois gestores têm em comum o partido, o PSDB, cuja maior liderança no Estado é justamente quem assina o ato ignorado, o governador Reinaldo Azambuja.

O prefeito tucano de Ponta Porã, Hélio Peluffo, anunciou que não acataria o lockdown proposto pelo governo estadual no memso dia em que o decreto foi publicado. O município foi um dos 43 rebaixados para a bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), de risco extremo para a covid-19. Mas, segundo a prefeitura, as medidas de biossegurança balizadas pela classificação vermelha, de alto risco, já seriam suficientemente seguras.

Já o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), chegou a se curvar ao decreto de Reinaldo, mas voltou atrás menos de uma semana depois e baixou ato municipal liberando o comércio não essencial de baixo e médio risco. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas