Mato Grosso do Sul registrou 13 feminicídios nos seis primeiros meses de 2026. Durante agenda em Ponta Porã, o presidente Lula (PT) comentou sobre caso de outro estado e deixou desafio para o prefeito de MS: “Crie o pacto das mulheres”.
A sugestão de Lula é que Ponta Porã crie um plano municipal de enfrentamento ao feminicídio. O desafio foi deixado por Lula ao prefeito Eduardo Campos (PSDB) durante a entrega de títulos de regularização fundiária. “Quero que você crie o pacto das mulheres aqui em Ponta Porã”, disse o presidente.
Ao Midiamax, o prefeito disse que recebe com responsabilidade o pedido de Lula. “Presidente me deu esse desafio. Está nas nossas mãos”, destacou.
Assim, pontuou que o município já possui algumas medidas de enfrentamento à violência contra a mulher, entre elas, o Grupo Binacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, citou o prefeito.
“Atende mulheres brasileiras e paraguaias”, destacou Campos sobre o grupo. Além disso, o município terá uma Casa da Mulher Brasileira. O projeto está em fase de implementação em Ponta Porã.
Feminicídios em MS
Nos seis meses de 2026, Mato Grosso do Sul registrou 13 feminicídios, sendo a última vítima Maria do Carmo de Souza, de 66 anos, encontrada morta dentro de casa com sinais de violência. O caso aconteceu na área rural de Naviraí.
A vítima apresentava ferimentos provocados por faca. De acordo com o Sigo Estatística, a idosa é a 13ª vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul em 2026.
Além de ex-companheiro, o suspeito era vizinho da vítima. Ele chegou a ligar para o filho de Maria afirmando que a encontrou morta, coberta por uma manta e com grande quantidade de sangue ao redor.
O filho pediu que ele acionasse a polícia. Aos militares, o homem sustentou a versão de que havia encontrado a mulher horas após ter escutado uma discussão entre ela e um homem. No entanto, imagens de câmeras de segurança o indicaram como principal suspeito do crime.
As imagens analisadas pela polícia mostram o momento em que o suspeito vai até a residência da vítima com um facão. Pouco depois, ele retorna com a arma branca com grande quantidade de sangue na lâmina.
📍 Onde buscar ajuda em MS
Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.
Além da Deam, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.
☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.
As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os fins de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.
Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.
📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
(Revisão: Nichole Munaro)






