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Transparência

Vencedora de licitação deverá reabilitar e implantar acostamentos em 219,5 km da MS-306

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou em Diário Oficial a justificativa da concessão da rodovia MS-306 à iniciativa privada. Dentre os motivos, está a economia de R$ 224 milhões aos cofres públicos. A concessão será de 30 anos, como anunciado anteriormente. A empresa vencedora da licitação ainda a ser lançada, deverá implantar acostamentos […]
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MS-306 será dada à iniciativa privada por 30 anos. (Divulgação)
MS-306 será dada à iniciativa privada por 30 anos. (Divulgação)

O Governo de publicou em Diário Oficial a justificativa da concessão da rodovia à iniciativa privada. Dentre os motivos, está a economia de R$ 224 milhões aos cofres públicos. A concessão será de 30 anos, como anunciado anteriormente. A empresa vencedora da licitação ainda a ser lançada, deverá implantar acostamentos em 219,5 quilômetros da rodovia.

De acordo com a justificativa do governo, a MS-306 está localizada em uma área de destaque no cenário econômico do Estado por atender a uma região de agronegócios, pólo de integração comercial e de produção entre os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, , Goiás e Minas Gerais, sendo rota de escoamento da produção de açúcar, álcool, algodão, e milho. 

Porém, é necessário realizar melhorias de pavimentação, devido a tráfego intenso de caminhões e carretas, além da necessidade de garantir a segurança dos usuários, diante dos elevados índices de acidentes. 

O governo justifica ainda que para o aprimoramento dessa infraestrutura rodoviária, são necessários investimentos expressivos e por isso, optou por pelo modelo de concessão do sistema rodoviário, à iniciativa privada.

Segundo estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, a realização das obras e melhorias necessárias para recuperação, operação, manutenção, conservação e ampliação de capacidade da rodovia, mediante contratação por concessão irá gerar ao Estado uma economia de aproximadamente R$ 224,066 milhões, em comparação a contratações realizadas pelo modelo convencional de licitação. 

O trecho que o governo vai conceder se trata das rodovias MS-306 e BR-359, correspondendo ao trecho da divisa MT (entroncamento da rodovia MT-100) a Cassilândia (entroncamento rodovia BR-158), com extensão de 219,50 quilômetros. 

Melhorias

O Contrato de Concessão será por meio de licitação ainda a ser lançada e prevê a implantação das seguintes obras e melhorias: 

  • Reabilitação da Rodovia; 
  • Implantação de sinalização horizontal; 
  • Implantação de infraestrutura de Posto de Pesagem Móvel; 
  • Correção de traçado de curvas críticas no Km 35; 
  • Implantação de acostamentos com 2,5m de largura; 
  • Implantação de faixas adicionais; 
  • Implantação de vias laterais;
  • Ampliação e melhorias no trecho urbano do Município de ;
  • Implantação de novas interseções – Rotatória Alongada; 
  • Implantação de dispositivos de retorno – Rotatória Alongada; 
  • Melhorias em interseções – adaptação Rotatória Alongada; 
  • Implantação de novas passarelas de pedestres; 
  • Implantação de acessos; 
  • Implantação da Fibra ótica e CFTV (circuito fechado de televisão).

Ainda conforme a publicação, além das intervenções relacionadas, será obrigação da Concessionária a implantação e a operacionalização das infraestruturas e serviços, como:

  • Centro de Controle Operacional; 
  • Equipamentos e Veículos da Administração; 
  • Sistemas de Controle de Tráfego e Ocorrências; 
  • Sistemas de Atendimento ao Usuário, composto por bases operacionais, socorro médico de emergência, socorro mecânico, combate a incêndios, apreensão de animais e desobstrução de pistas, sistema de informações aos usuários e sistema de reclamações e sugestões dos usuários; 
  • Sistema de Controle de Velocidade; 
  • Sistema de Pesagem Veicular; 
  • Sistema de Análise de Tráfego; 
  • Sistema de Radiocomunicação. 

 

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