Pular para o conteúdo
Transparência

Rosa Weber dá aval para Trutis acessar provas de investigação sobre suposto atentado

Ministra Rosa Weber, relatora do inquérito no STF, reforçou que já havia autorizado o acesso no dia seguinte ao da prisão de Loester Trutis.
Arquivo -

Em despacho, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber deu aval para que a defesa de Loester Trutis (PSL-MS) tenha acesso aos elementos de prova obtidos pela Polícia Federal no âmbito das investigações sobre suposto atentado a tiros contra o deputado federal.

Rosa mandou oficiar o delegado Glauber Fonseca de Carvalho Araújo, chefe da Delegacia Regional de Combate ao da Superintendência Regional da PF em , sobre a autorização de acesso.

Trutis pleiteou a obtenção integral dos documentos da investigação em pedido de vistas dos autos, protocolado na última segunda-feira (30). Em oito páginas de petição, a defesa do deputado ainda induziu que os policiais produziram provas ilegais, cometeram abuso de poder e estariam retardando o fornecimento dos autos.

Relatora do inquérito que apura o caso no STF, Rosa Weber reforçou que autorizou acesso à documentação de investigação no dia seguinte à deflagração da Operação Tracker, quando Loester Trutis chegou a ser preso por porte de arma de uso restrito.

Apesar de avalizar o pedido da defesa de Trutis no despacho, emitido ontem (2), a ministra revelou que o deputado não apresentou qualquer documento que comprovasse tentativas frustradas de acesso aos autos de investigação.

A apuração da Polícia Federal se voltou contra o próprio parlamentar a partir de trabalhos periciais. Laudos balísticos, de exame de local e informações de georreferenciamento entraram em rota de colisão com o que alegava Loester Trutis e seu assessor, Ciro Nogueira Fidelis.

Assim, a PF concluiu que o atentado foi simulado por Trutis, de olho em dividendos políticos e eleitorais. O parlamentar é um entusiasta voraz da flexibilização do Estatuto do Desarmamento.

Trutis corre o risco de ter mandato cassado

A polícia identificou que ele sequer foi seguido no dia do suposto ataque à tiros, na BR-060, saída de para . Além disso, a descrição dada pelo deputado sobre o veículo supostamente envolvido no atentado contra ele levou os investigadores a uma caminhonete “antiga e deteriorada, que certamente não teria condições mecânicas razoáveis para ser utilizada em um atentado em face de alguém que estava embarcado em um potente Toyota Corolla”, conforme descreve o inquérito.

Com base no trabalho da PF, a ministra Rosa Weber deferiu os pedidos para busca e apreensão contra Trutis, seu irmão, Alberto Carlos Gomes de Souza, Fidelis e Jovani Batista da Silva, ligado a um grupo chamado “Movimento Conservador de Mato Grosso do Sul”.

Loester Trutis pode ter seu mandato cassado caso algum partido político ou a Mesa Diretora da represente contra ele no Conselho de Ética da Casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria