Pular para o conteúdo
Transparência

TRF-3 determina que perícia deve abranger toda a obra em processo por superfaturamento

Decisão entende que não cabe analisar apenas trechos específicos do contrato
Arquivo -
TRF3 passa a integrar sistema de informação da Defensoria Pública da União
Foto: Divulgação.

Pela segunda vez, a 5ª Turma do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da Terceira Região) entendeu que o superfaturamento deve ser considerado no que diz respeito à totalidade da obra, e não apenas ao sobrepreço de um determinado item. A jurisprudência entende que o sobrepreço do item pode ser compensado com acréscimo de materiais ou serviços, conferindo legalidade ao feito.

O entendimento foi aplicado em uma decisão que garantiu provimento a habeas corpus apresentado pela defesa de André Puccinelli, ex-governador de e réu em ação penal por supostas fraudes em obras de saneamento integrado na Avenida Lúdio Coelho, entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Antônio Bandeira, em

Neste sentido, a Justiça entende que a perícia deve analisar toda a obra e não apenas trechos onde existem suspeitas de superfaturamento. Consta nos autos que estudo elaborado pela CGU (Controladoria-Geral da União) realizou inspeção no local das obras, em trecho específico, e também no total da obra.

Em razão da complexidade dos fatos, a defesa, com o fim de obter o melhor esclarecimento, a defesa representou pela realização da perícia em documentos e perícia in loco na obra completa realizada na Avenida Lúdio Coelho. Os advogados alegam, no entanto, que a Justiça não autorizou o pedido em primeira instância e ainda restringiu as perícias somente nos trechos narrados na denúncia.

Neste sentido, o ex-governador recorreu ao TRF-3 alegando necessidade da perícia em toda a extensão da obra, pois “se tem que superfaturamentos por inexecução de serviços só podem ser atestados a partir de opinião técnica de profissionais da área que demonstrem que o orçamento liberado para a obra não foi totalmente empregado na sua melhor execução, havendo desvios e partes do empreendimento contratado não realizadas”. 

Ao analisar o recurso, a 5ª Turma optou por deferir o pedido do governador, para realização de perícia em toda a obra e não apenas em trechos pontuais. “Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Turma, por unanimidade, decidiu, conceder a ordem de habeas corpus para determinar a produção de prova pericial técnica na obra em questão, abrangendo a sua totalidade, como acima explicitado, a ser realizada no trecho entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Antônio Bandeira, relacionado à execução do Contrato”, afirmou o desembargador federal Paulo Fontes.

Decisão idêntica

Conforme já noticiado, o mesmo entendimento foi aplicado em uma decisão que garantiu parcial provimento a habeas corpus apresentado pela defesa de André, réu em ação penal por suspeita de fraudes em obras da rodovia MS-340. Conforme apurado, durante os autos do processo que tramita na 3ª Vara Federal de Campo Grande, a defesa solicitou a perícia em documentos relacionados às licitações, bem como fiscalização local da obra na MS-430, em toda a sua extensão, e não apenas em amostras selecionadas, a fim de melhor esclarecimento dos fatos aos quais responde o ex-governador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas