A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ampliou de três para cinco anos o prazo de uso do implante contraceptivo de etonogestrel. O dispositivo é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2025.
A mudança foi aprovada nesta segunda-feira (26) e possibilita que uma única aplicação garanta proteção por mais tempo, sem necessidade de troca ao fim do terceiro ano. Quem já possui um implante também irá usufruir do novo prazo, sem necessidade de troca.
A decisão partiu de dados clínicos que comprovaram eficácia e segurança mantidas no quarto e quinto anos de uso. No principal estudo analisado pela Anvisa, não houve nenhuma gestação no período.
Dessa forma, o Brasil se alinha ao Canadá, aos Estados Unidos e ao Reino Unido, que já autorizaram o uso por cinco anos.
A Anvisa também passou a permitir que o implante seja colocado logo após um aborto ou um parto, inclusive no primeiro e no segundo trimestre de gestação. O implante é o método mais eficaz contra a gravidez disponível no mercado, superando a vasectomia, cirurgia de esterilização masculina.
*Com informações do G1.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.





