Pular para o conteúdo
Brasil

Tudo o que se sabe sobre ataque que matou três homens em fábrica da Bombril, em São Paulo

Testemunha descreveu autor como quieto, assíduo e bom funcionário
Liana Feitosa -
Tudo o que se sabe sobre ataque que matou três homens em fábrica da Bombril, em São Paulo
Crime aconteceu na fábrica da Bombril em São Bernardo do Campo. (Foto: Reprodução, Google Street View)

Os três homens que morreram após ataque de um colega em fábrica de São Bernardo do Campo, em , neste sábado (1º), eram funcionários terceirizados que prestavam serviços para a Bombril por meio da empresa TPC. O autor também fazia parte da equipe terceirizada.

As vítimas são:

  • José Guilherme Victoriano de Moura, de 54 anos, conferente;
  • Edvaldo Santos da Silva, de 44 anos, supervisor;
  • Douglas de Souza Vieira, de 39 anos, operador de empilhadeira.

Claudio Henrique da Silva, de 33 anos, apontado como autor do ataque a facadas, também morreu. Após a prisão, segundo a polícia, horas depois do crime, ele tirou a própria vida na delegacia onde estava detido.

O que dizem as testemunhas

O ataque ocorreu durante a troca de turno na fábrica, na manhã de sábado. Claudio estava de folga, mas foi até o local e efetuou o ataque pouco antes das 6h, momento em que parte da equipe encerrava o expediente e outra aguardava o início do turno.

Em depoimento à polícia, uma testemunha descreveu Claudio como quieto, assíduo e bom funcionário; ele não manifestava problemas de comportamento. Um colega afirmou que ele “não dava trabalho” e “não faltava” ao expediente.

Para o colega, ele poderia estar enfrentando algum problema de saúde mental. Já outras testemunhas disseram à polícia que ele possivelmente era alvo de bullying praticado por duas das vítimas. Essa versão está sendo investigada.

Conforme o boletim de ocorrência, José Guilherme Victoriano de Moura foi a primeira vítima. O corpo foi encontrado perto da entrada do banheiro; no entanto, nenhuma das testemunhas ouvidas presenciou o ataque contra ele.

Na sequência, Claudio atacou Douglas de Souza Vieira. A princípio, os colegas pensaram que a briga se resumia a uma luta corporal, mas perceberam a gravidade da situação ao verem a faca. Alguns tentaram intervir, enquanto outros correram.

Douglas tentou fugir pelas escadas, mas caiu e foi alcançado pelo autor. Segundo depoimento das testemunhas, o autor continuou a esfaqueá-lo e chutou sua cabeça. Durante as agressões, repetia: “Vai tirar brincadeira comigo?” e “Vai mexer com quem está quieto!”.

Foi nesse contexto que Edvaldo Santos da Silva tentou conter o autor e também foi esfaqueado. Conforme o boletim de ocorrência, o supervisor jogou uma cadeira contra Claudio e pediu que parasse, mas foi atingido no lado esquerdo do peito.

Um outro funcionário ameaçado conseguiu chegar à portaria e chamar a polícia. Ele afirmou ter ligado quatro vezes para o 190.

Após os ataques, Claudio esperou a polícia sentado e com a faca nas mãos, recusando-se a entregá-la aos colegas. Quando os policiais chegaram ao local, ele jogou a faca no chão e se rendeu.

Depois, foi levado ao 2º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, onde ficou detido. No entanto, algumas horas depois do crime, Claudio se matou na cela da delegacia. A Corregedoria da Polícia Civil foi chamada para investigar as circunstâncias da morte.

O que disse a Bombril e a TPC

A Bombril classificou o ataque como um “surto” e disse que presta a assistência necessária às famílias das vítimas, além de colaborar com as investigações.

A TPC, empresa terceirizada responsável pela contratação dos funcionários, lamentou o caso e também afirmou que presta assistência às famílias. “A companhia já iniciou a apuração das circunstâncias do ocorrido e está colaborando integralmente com as autoridades”, disse, em nota.

Onde buscar ajuda?

Em Mato Grosso do Sul, o GAV (Grupo Amor Vida) oferece apoio emocional imediato para pessoas que estão precisando de ajuda por não se sentirem bem e por estarem em crise. O GAV é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada no ano de 2001 e com sede em .

A pessoa que está mal e com pensamentos suicidas pode entrar em contato pelo telefone do GAV: 0800 750 5554.

Do outro lado da linha, voluntários estarão em regime de plantão, das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados, para oferecer o apoio.

O GAV garante o anonimato, o sigilo e a não discriminação das pessoas que ligam pedindo ajuda, inclusive a identificação de chamadas está desativada nas operadoras de telefonia.

No nível nacional, outro grupo que oferece apoio é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.

O CVV disponibiliza canais de atendimento diversos:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
criança (1)

Corpo de criança vítima de possível descarga elétrica será sepultado em Miranda

ia violência mulher

Nova lei que pode punir quem usar IA para violentar mulheres segue emperrada em Brasília

Cruzeiro vira sobre o Vitória e se mantém em 6º lugar no Brasileirão

Cruzeiro vira sobre o Vitória e se mantém em 6º lugar no Brasileirão

Corinthians perde para o Fluminense e chega ao 7º jogo sem vencer

Corinthians perde para o Fluminense e chega ao 7º jogo sem vencer

Notícias mais lidas agora

consórcio

Prefeitura cita serviço ruim e tenta anular ação de R$ 830 milhões do Consórcio Guaicurus

Jornalista Cecília Flesch mediará o Debate Midiamax 2026

Jornalista Cecília Flesch mediará o Debate Midiamax 2026

VÍDEO mostra Moraes e esposa saindo de jatinho ligado a Vorcaro

VÍDEO mostra Moraes e esposa saindo de jatinho ligado a Vorcaro

suplementos

Nova regra pode mudar venda de suplementos no Brasil com até 15 anos de prisão

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo vence Bragantino e amplia vantagem na liderança do Brasileirão

Rubro-Negro faz 2 a 1, chega aos 60 pontos e abre três de vantagem para o Palmeiras após 28 rodadas

MidiaMAIS

UFMS abre Festival Mais Cultura na segunda-feira com arte, teatro e debates

Evento gratuito segue até sexta-feira (25), na Cidade Universitária, com palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições e apresentações culturais

Trânsito

Homem morre em acidente entre Ford Pampa e Fiat Toro em Ribas do Rio Pardo

Colisão frontal aconteceu na noite deste domingo (20) na BR-262 dentro da área urbana do município

Brasil

Avião do Vorcaro: Ex-banqueiro mandou funcionária priorizar viagens de Moraes e esposa

"Não deixe de atender Barci", disso Vorcaro sobre agenda de Moraes e esposa para uso de jatinho privado