Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Flávio Bolsonaro fica isolado, governadores são criticados e disputa pela OAB ganha protagonismo

Coluna reúne análises sobre o cenário político nacional, movimentações eleitorais, episódios inusitados e a disputa histórica pelo comando da OAB em Minas Gerais.
Opinião -
esplanada moraes
(Coluna Esplanada, Jornal Midiamax)

Vendido na História

Principais aliados de Flávio Bolsonaro em três dos grandes colégios eleitorais do Brasil, os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cleitinho Azevedo (MG) e Ronaldo Caiado (GO) não ajudaram o presidenciável na transferência de votos no 2º turno. Flávio foi rifado. Pelo comparativo dos votos nestes Estados, Lula avançou muito mais que o bolsonarista. Em goiás, Flávio ganhou 294 mil votos do 1º para o 2º turno, e Lula saltou para 397 mil votos a mais. Em Minas, Flávio ganhou mais 464 mil votos entre os turnos, e o petista cresceu estupendos 1,16 milhão de votos. Em , Flávio conquistou mais 1,21 milhão de votos, e Lula conseguiu mais 2,61 milhões. A constatação no staff de Flávio até hoje é que os governadores não se esforçaram tanto quanto ele esperava, apareceram para fotos e o deixaram sozinho na corrida. 

Cada um por si

Outra aposta dos bolsonaristas – a ala que aceita o resultado das urnas, que é a maioria – é que o eleitor do Lula que não apareceu no 1º turno seguiu em peso para as seções no 2º. O que apontam entre portas é que os governadores já com a vida resolvida liberaram a militância para voto, em vez de puxar para Flávio. 

Corre, menino!

No dia que o Senado votou a PEC da Segurança (mas sem debater redução da maioridade), um agente federal, segurança do deputado Marcelo Freixo (PT-RJ), teve o celular roubado na mão grande por um moleque na Zona Sul, perto da residência do parlamentar. O menino soltou o aparelho no chão ao ouvir estampidos de tiros (para cima) dos dois agentes, segundo testemunhas. 

Calma, mercado

O presidente Lula da Silva deve fazer um pronunciamento até domingo para informar que vai se virar para manter o saldo no azul, na linguagem mais popular. Embora o discurso aponte para tranquilizar o mercado. Sem citar, evidentemente, que houve estelionato eleitoral em muitas promessas sociais com dinheiro que não existe.

Eita, Marina!

No final de um discurso ontem, a deputada Marina Silva o encerrou homenageando os eleitores que votaram em Lula da Silva “com a seguinte quadrilha. Digo, quadrinha”. O susto foi grande entre os presentes. Mas passou. Mas há quem acredite mesmo nisso. E não são poucos. 

Elas na OAB

Quatro mulheres devem disputar a presidência da seccional OAB em Minas Gerais a partir da campanha, cujo marco inicial é a Conferência Mineira de Advocacia iniciada ontem. Em quase 100 anos de História essa é a 1ª vez que uma mulher pode chegar ao comando da OAB no Estado. As candidatas são as advogadas Ângela Botelho, Carla Silene, Helena Delamônica e Luciana Nepumoceno.

Energia do futuro

O potencial de investimentos na produção de biogás e biometano a partir resíduos do saneamento da agroindústria e do setor sucroenergético no Nordeste serão temas da 7ª edição do Circuito Biogás nos Estados. Promovido pela ABiogás e apoio da POLI/UPE, o encontro gratuito acontece hoje. Josiani Napolitano, presidente da entidade, destaca a urgência em conectar produtores, investidores e consumidores para destravar projetos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Desaparecida há quase 10 dias em Campo Grande, mulher é encontrada morta em Terenos

Mulher encontrada morta em Terenos pode ter conhecido autor em corrida de moto, diz irmã de Isabel

Botafogo encerra jejum, vence reservas do Atlético-MG e abre distância do Z-4

Botafogo encerra jejum, vence reservas do Atlético-MG e abre distância do Z-4

Majestoso na Vila termina empatado e deixa Corinthians no Z-4 e São Paulo longe da Libertadores

Majestoso na Vila termina empatado e deixa Corinthians no Z-4 e São Paulo longe da Libertadores

Policial civil que teve Mustang apreendido ‘possui empresa de móveis com grande procura’, diz defesa

Policial civil que teve Mustang apreendido ‘possui empresa de móveis com grande procura’, diz defesa

Notícias mais lidas agora

PF prende 9 em ação contra grupo que movimentou R$ 500 milhões do tráfico; confira os nomes

PF prende 9 em ação contra grupo que movimentou R$ 500 milhões do tráfico; confira os nomes

Jovem é morto a tiros dentro de casa no Parque do Sol

Jovem é morto a tiros dentro de casa no Parque do Sol

Ensino Médio com diploma técnico: prepare seu filho para o futuro

Ensino Médio com diploma técnico: prepare seu filho para o futuro

Sete brasileiros são eleitos para assembleias estaduais nos EUA 

Sete brasileiros são eleitos para assembleias estaduais nos EUA 

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Obra faraônica dividiu aliados em MS

Própria parceira questionou a necessidade de obra tão vultuosa

Sérgio Cruz - O dia na história

1944 – Governo anuncia extinção dos Baianinhos e do banditismo no Sul de Mato Grosso

Sul do Estado passava por surto de violência

Cotidiano

Instabilidade avança em MS e aumenta as chances de chuva nesta quinta-feira

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (5) em MS

Polícia

Jovem é morto a tiros dentro de casa no Parque do Sol

Policiais fazem diligências atrás dos autores