1882 – Frei Mariano em Campo Grande Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1882 – Frei Mariano em Campo Grande

Junto ao governo, foi a favor da regularização fundiária das terras ocupadas pelos pioneiros
Opinião -
1882 – Frei Mariano em Campo Grande

Em relatório encaminhado ao presidente da província, coronel José Maria de Alencastro, em 27 de agosto de 1882, o frei Mariano de Bagnaia, visitador episcopal, dá notícia de sua passagem pelo povoado recém-criado por José Antônio Pereira e intercedia junto ao governo em favor da regularização fundiária das terras ocupadas pelos pioneiros:

Depois de alguns dias de viagem comecei a encontrar várias famílias de laboriosos mineiros estabelecidos com gado e com lavoura. São todos pais de numerosas famílias, circunstância favorável para povoar o sertão. A 70 léguas na cabeceira do Anhandui achei um núcleo de população com algumas 20 casas, lhes provisionei a capela a Santo Antônio, lhes administrei os sacramentos, os animei e lhes fiz ver que devem pedir ao governo sesmaria das terras devolutas a fim de que possam ter seus títulos e pediram-me muito a minha intervenção para com V.E. a favor daqueles pobres pois que muitos de Santo Antônio de Minas querem se rendar para esse sertão. Eu asseguro a V. E. que facilitando sesmarias aos laboriosos mineiros, em tempo essas belas vastas, férteis campanhas serão um empório da riqueza pública e particular. Não se precisa nem de colônias, nem imigração estrangeira. O governo facilita sesmarias aos mineiros serão em pouco tempo povoado essa parte mais rica da Província. Boas e abundantes águas, clima o mais saudável, partes frescas, em fim toda terra é aproveitável. É uma pena ver esta vastidão desabitada.

A área para o rocio da vila de Campo Grande seria doada somente em 1886.

FONTE: Frei Alfredo Sganzerla, A história do Frei Mariano de Bagnaia, Edição FUCMT-MCC, , 1992, página 416.

ANIVERSARIO DE CAMPO GRANDE!

CONHEÇA A CIDADE QUE VC AMA!

image.jpeg

Neste mês de agosto, Campo Grande comemora sua data cívica e neste 2026, esta cidade completa 153 anos de fundação. Esta história está no livro CAMPO GRANDE150 ANOS DE HISTÓRIA, do jornalista Sergio Cruz. São 468 páginas, com fatos que marcaram o cotidiano da cidade morena desde a guerra do Paraguai até a epidemia de covid 19. Não deixe este livro faltar em sua biblioteca. Ele poderá fazer falta no futuro de seus filhos.

CLIQUE AQUI E COMPRE O SEU EXEMPLAR

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Motociclista fica ferido ao sofrer queda de Yamaha R3 na Ricardo Brandão

Motociclista fica ferido ao sofrer queda de Yamaha R3 na Ricardo Brandão

Palmeiras empilha gols perdidos, atropela Santos e se aproxima da semifinal na Copa do Brasil

Palmeiras empilha gols perdidos, atropela Santos e se aproxima da semifinal na Copa do Brasil

Três aeronaves roubadas em Aquidauana são encontradas na Bolívia

Três aeronaves roubadas em Aquidauana são encontradas na Bolívia

TSE define ministros que vão julgar processos de presidenciáveis

TSE e Google lançam ferramenta para proteger candidatos de deepfakes

Notícias mais lidas agora

Esquema de exames ‘fantasmas’ em MS usava nomes de falecidos e assinaturas de bebês para lucrar

Esquema de exames ‘fantasmas’ em MS usava nomes de falecidos e assinaturas de bebês para lucrar

Soraya é contra impeachment de ministros do STF sem crime específico

Soraya é contra impeachment de ministros do STF sem crime específico

‘Superfunção’: ex-prefeito de Japorã recebeu mais de R$ 229 mil em cargo investigado pelo Gecoc

‘Superfunção’: ex-prefeito de Japorã recebeu mais de R$ 229 mil em cargo investigado pelo Gecoc

Justiça Eleitoral mantém eleição suplementar para governo de Roraima em 21 de junho

Veja como foi a quarta-feira (26) dos candidatos a presidente

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Campanha em ‘Todo o lugar ao Mesmo Tempo’

Campanhas políticas estão a todo vapor e chegando a lugares inusitados

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

No Rio, milícia cobra mensalidade até para deixar carro estacionado na rua

Milícia no Rio de Janeiro está superando a ganância das máfias italianas nas extorsões dos anos 80 e 90, no auge de seus poderes

Cotidiano

Temperaturas voltam a subir após dia chuvoso e expectativa é de baixa umidade do ar em MS

Algumas cidades do Estado podem registrar máximas de 41°C

Esportes

Com um a menos, Vasco bate o Vitória e larga em vantagem na Copa do Brasil

Com belo gol de Andrés Gómez, o time carioca superou o Vitória por 1 a 0