Pular para o conteúdo
Cotidiano

Caso Eldorado: relator revoga decisão e mantém direito a voto para Mario Celso

O desembargador Nélio Stabile revogou a decisão tomada em regime de plantão no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e voltou a retirar o controle acionário da Eldorado Celulose dos irmãos Batista, garantindo 8,28% das ações da empresa e o direito a voto nas decisões administrativas para Mário Celso Lopes. A questão […]
Arquivo -
Eldorado Brasil instalada em Três Lagoas. | Foto: Divulgação
Eldorado Brasil instalada em Três Lagoas. | Foto: Divulgação

O Nélio Stabile revogou a decisão tomada em regime de plantão no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e voltou a retirar o controle acionário da Celulose dos irmãos Batista, garantindo 8,28% das ações da empresa e o direito a voto nas decisões administrativas para Mário Celso Lopes.

A questão se arrasta há um longo período e ganhou novos contornos em novembro, quando Stabile concedeu o direito a Mario Celso de participar de todas as deliberações envolvendo a empresa até o julgamento do mérito da ação de nulidade acionária.

Com isso, a holding J&F Investimentos, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, teria perdido o controle acionário da empresa sediada em . Porém, em dezembro, a J&F retomou as ‘rédeas’ da indústria ao conseguir decisões favoráveis.

O desembargador Sérgio Fernandes Martins, corregedor-geral de Justiça do Estado, avaliou o caso e considerou que uma eventual alteração no controle da empresa representa risco de “impacto de ordem econômica, financeira e tributária” ao Estado e ao país. O número de trabalhadores envolvidos, cerca de 4 mil, também serviu de justificativa.

Porém, na terça-feira (7), Nélio Stabile revogou todas as decisões proferidas em regime de plantão e manteve tudo o que foi definido por ele, relator do caso. Ele determinou que as partes fossem oficiadas com máxima urgência sobre a nova decisão.

Em sua justificativa, o desembargador apontou que o caso não era cabível de análise em plantão, afirmando ainda que a pretensão da J&F no questionamento era apenas o de ver “reapreciado seu pedido de forma positiva para si”.

“Assim, em decorrência do Juiz Certo, é o caso de considerar e concluir pela usurpação de competência deste Relator por aquela decisão do Exmo. Desembargador Plantonista, razão pela qual determino a avocação da petição e todas suas peças instrutórias, devendo fazer parte integrante deste Agravo Interno como dependente”, frisa Stabile.

Mário Celso era dono da MCL Fundo de Investimento que, em 2012, vendeu a MJ Participações – empresa a qual dava a Lopes 25% da Eldorado – para a J&F. Porém, ele alega que não vendeu 100% da MJ, o que segundo os irmãos Batista não se comprova nos documentos anexados ao processo que corre na Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Homem busca ajuda em shopping após ser esfaqueado na Avenida Ernesto Geisel

cepol

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Homem algemado e executado com 17 tiros na fronteira com o Paraguai era brasileiro

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

O básico para não passar vergonha na Supercopa: regras, como funciona e tudo sobre vôlei

Evento ocorre nos dias 18 e 19 de outubro, no Guanandizão. Disputam o título Sesi Bauru x São Cristóvão Saúde no feminino; e Sada Cruzeiro x Itambé Minas no masculino

Cotidiano

Confira escala de plantonistas nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande neste sábado

Os atendimentos são por ordem de chegada, com prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Cotidiano

Canais de atendimento do MPT-MS estarão temporariamente indisponíveis neste fim de semana

A medida busca melhorar o desempenho e a segurança dos sistemas eletrônicos em todo o país

Polícia

Armado com faca, homem tenta matar ex-vizinho em restaurante de Campo Grande

Vítima conseguiu desarmar o suspeito usando uma barra de ferro