Durante os três dias de incêndio na região da Curva do Leque, em Corumbá, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul precisou utilizar 12 mil litros de água para apagar as chamas que atingiam a região. Os trabalhos foram encerrados no fim do dia desta sexta-feira (24).
A área apresentava diversos focos ativos que exigiram trabalho intenso das equipes para evitar o avanço do fogo no local. Ao todo, dois bombeiros e oito funcionários de fazendas próximas trabalharam para solucionar o problema.
A maioria das ações foi indireta, como abertura de aceiros para conter o avanço das chamas, e houve ações diretas, como rescaldo em áreas atingidas que ainda mantinham focos de calor; ainda, o acesso à área só podia ser feito por trator, já que o terreno estava arenoso, informou a cooperação.
Operação no Pantanal
Entre os equipamentos utilizados, estão bombas costais, sopradores, enxadas, foices, facões e motosserras. As ferramentas foram usadas para abrir aceiros, remover materiais que possam alimentar o fogo e combater focos ativos.
Segundo o sargento André Eduardo Marti, o fogo no bioma pantaneiro apresentava características distintas dos incêndios de vegetação no meio urbano, dificultando a identificação e o controle das chamas. Em muitos casos, os focos de calor surgem em diferentes pontos da área afetada, aparentemente de forma descontínua, exigindo monitoramento constante.
“Outro fator que agrava a situação é a propagação rasteira do fogo, que muitas vezes avança de forma silenciosa por baixo da vegetação seca e, ao encontrar grande quantidade de material combustível, intensifica-se rapidamente”, afirmou.
Assim, “o principal objetivo das guarnições é impedir que o incêndio, já presente em áreas de pastagem, alcance regiões de mata fechada, conhecidas localmente como ‘capões’, onde o combate se torna ainda mais complexo”, completou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as ações estavam concentradas principalmente na eliminação de focos remanescentes, para evitar a resignação do incêndio, situação comum devido ao calor e aos ventos na região pantaneira.
O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que a população evite o uso do fogo em áreas de vegetação e ressalta que, em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 193.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)







