‘BBB’ nas ruas? Moradores aprovam monitoramento em tempo real em vias de Campo Grande Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘BBB’ nas ruas? Moradores aprovam monitoramento em tempo real em vias de Campo Grande

Videomonitoramento começou na segunda-feira e opera 24 horas
Karine Alencar -
‘BBB’ nas ruas? Moradores aprovam monitoramento em tempo real em vias de Campo Grande
Câmera na 14 de Julho. (Mateus Andrade, Midiamax)

As novas câmeras de monitoramento instaladas pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) em pontos estratégicos de foram bem recebidas pelos moradores. O sistema funciona 24 horas por dia e fiscaliza locais de grande circulação, como a 14 de Julho, o acesso ao Aeroporto Internacional e à Rodoviária da cidade.

Para muitos, a nova medida deve trazer mais segurança em regiões onde há grande fluxo de pessoas e registros frequentes de roubos e furtos. A aposentada Francis, de 75 anos, acredita que a medida é necessária diante da sensação de insegurança vivida por quem circula pela região central da Capital.

“É uma segurança. Acontece muita coisa na 14 de Julho, a gente está sempre apreensivo, esperando alguma coisa. É necessário. Eu acho que pode melhorar a segurança. A gente anda com medo, escondendo o celular para não chamar atenção”, considerou.

Assim como ela, a cabeleireira Juliete Spiller também aprovou o monitoramento e destaca que pode beneficiar comerciantes, funcionários e quem passa pelo Centro. “Eu acho muito bom. Vai melhorar bastante para a população e para os comerciantes. Tem lugares aqui no Centro que a gente nem consegue andar com tranquilidade”, avalia ela. Apesar de trabalhar na 14 de Julho, a cabeleireira conta que só ficou sabendo do “BBB” pelas ruas porque viu na reportagem.

Embora pareça novidade, a fiscalização já faz parte da realidade de muitas regiões do país. Recém-chegado na cidade, o autônomo Eduardo Biberg comparou a ideia com o sistema utilizado em cidades de Santa Catarina, estado onde morava anteriormente. “Lá já é assim, com câmeras em vários pontos. Acho que isso vai agregar bastante para a cidade, principalmente na questão da segurança. Agora fico mais tranquilo. Vamos ver se vai ter a eficácia que a gente espera”, comentou.

O aposentado Jovenizio Ramão acredita que a presença das câmeras pode inibir a ação de criminosos. “Principalmente no Centro, está precisando muito de segurança. À noite acontecem muitas situações na 14 de Julho. Acredito que essas câmeras inibam um pouco o crime”, afirmou.

Ao serem questionados pela reportagem sobre a aprovação, muitos dos entrevistados não sabiam do monitoramento, que passou a operar nesta semana. A expectativa é de que a instalação das câmeras e a central de fiscalização proporcionem mais segurança não só ao Centro, mas também às principais entradas da cidade, como o acesso ao aeroporto e à rodoviária.

Implantação do sistema

A implantação do sistema foi feita devido a diversas ocorrências, como furtos no comércio, atuação de transporte clandestino de passageiros e retenções de tráfego causadas por estacionamento irregular e paradas em fila dupla.

A expansão da rede de câmeras prioriza o combate imediato à criminalidade e a preservação de vidas no trânsito, atuando de forma preventiva para combater os crimes e melhorar o tráfego de veículos.

Monitoramento integrado

Conforme a Agetran, o monitoramento funciona sob o comando direto de profissionais que foram qualificados para a operação. O sistema não opera de forma automatizada. A partir de uma central de controle, agentes de trânsito e de segurança acompanham as transmissões em tempo real, avaliando o comportamento nas vias e o fluxo de pessoas.

Ao identificar um veículo trancando a passagem de ambulâncias ou obstruindo a via principal, por exemplo, o agente analisa a situação na tela e adota as medidas cabíveis baseadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Da mesma forma, movimentações suspeitas na área central acionam rapidamente as equipes de segurança.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Anvisa suspende lote de medicamentos para hipertensão e câncer de mama

Anvisa barra venda de materiais odontológicos da marca Health Care por irregularidades sanitárias

STF começa a julgar validade da lei de 1941 que proíbe exploração de jogos de azar

STF começa a julgar validade da lei de 1941 que proíbe exploração de jogos de azar

SED divulga lotação de professores temporários convocados para atuação em 2026

Educação estadual afasta dezenas de professores da sala de aula para readaptação

urna-eletronica_4

A 60 dias das eleições 2026, TRE-MS faz demonstração de urna eletrônica em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Foto: Ilustrativa.

Adolescente que colocou fogo em menino com álcool é apreendido em Campo Grande 

Investigação aponta remédios vencidos e falta de higiene em clínica de hemodiálise 

Investigação aponta remédios vencidos e falta de higiene em clínica de hemodiálise 

alfredo-gaspar

Sem opções, Flávio anuncia chapa pura do PL com Alfredo Gaspar como candidato a vice

Entre silêncios e afetos desgastados, espetáculo expõe as fissuras de uma família

Peça ‘Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter’ estreia nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Pantanal e boa parte de MS registram seca em julho e previsão indica El Niño forte para o 2º semestre

Região sul e um ponto isolado da região central registraram os maiores acumulados de chuva no mês

MidiaMAIS

Teatro e oficinas infantis gratuitas voltam para a agenda de shopping em Campo Grande

Programação começa no próximo domingo (9), às 16h

Emprego e Concurso

Prefeitura de Paranaíba abre inscrições em seleção com salários de até R$ 2 mil

Das seis vagas oferecidas, quatro vagas são para o cargo de educador social e duas para serviços gerais, estas exclusivas para candidatos do sexo masculino

Famosos

VÍDEO: Neymar provoca torcedor após vitória do Santos contra o Remo: ‘É pra tua mulher’

Atitude de Neymar após fim do jogo entre Remo e Santos deu o que falar nas redes sociais; veja o vídeo