Descarte de entulho em praça do Jardim Pênfigo gera multa de R$ 5 mil a morador Pular para o conteúdo
Cotidiano

Descarte de entulho em praça do Jardim Pênfigo gera multa de R$ 5 mil a morador

Caso ocorreu na última terça-feira (24), um dia após equipe da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) realizar a limpeza do local
Heloisa Duim -
Praça localiza-se na Rua José Paulino, no Jardim Pênfigo (Foto: Divulgação/PMCG)

Um morador recebeu multa no valor de R$ 5 mil devido ao descarte irregular de entulho em uma praça localizada na Rua José Paulino, no bairro Pênfigo, em . O caso ocorreu na última terça-feira (24), um dia após equipe da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) realizar a limpeza do local.

Conforme a Prefeitura de Campo Grande, o espaço passou por limpeza na segunda-feira (23). No dia seguinte, contudo, uma equipe da GOFMA (Gerência Operacional de Fiscalização do Meio Ambiente), vinculada à Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), flagrou o descarte irregular de resíduos de construção civil.

O material havia sido retirado da calçada de uma residência durante uma obra e estava sendo depositado na praça pública localizada em frente ao imóvel, segundo a fiscalização. Após identificação, autuação e multa do responsável, o caso destinou-se à DECAT (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) para apuração.

Mais do que infração administrativa, o descarte irregular de resíduos pode configurar crime ambiental. A legislação prevê a responsabilização para quem promove a degradação ambiental, além da obrigação de remover, adequadamente, os materiais descartados. O secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, destaca que o descarte correto é responsabilidade tanto do poder público quanto da população.

“Quando alguém descarta entulho em uma praça, em uma área verde ou em qualquer espaço público, não está prejudicando apenas o meio ambiente. Está desrespeitando toda a comunidade que utiliza aquele espaço e gerando custos que poderiam ser investidos em melhorias para a própria população. A conscientização é fundamental para que possamos manter a cidade limpa e organizada”, afirma.

Colaboração de moradores

Além disso, o descarte irregular ainda favorece o surgimento de focos de proliferação de insetos e animais peçonhentos, compromete a drenagem urbana e reduz a qualidade dos espaços destinados ao lazer e à convivência. Para o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, André Brandão, situações como essa demonstram a importância dos moradores na preservação dos espaços públicos.

“Diariamente nossas equipes atuam em diversas regiões da cidade realizando limpeza, manutenção e conservação de praças, parques e áreas públicas. Quando ocorre o descarte irregular, todo esse trabalho é prejudicado. É um recurso público que precisa ser utilizado novamente para corrigir um problema que poderia ser evitado com atitudes simples e responsáveis”, ressalta.

Assim, a Prefeitura reforça que existem locais apropriados para o descarte de resíduos da construção civil e de materiais inservíveis na Capital. A população também pode denunciar situações de descarte irregular aos órgãos de fiscalização pelo telefone 153 ou app +CG.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça marca para agosto audiência sobre tiroteio que matou criança de 2 anos

Virgínia chama Zé Felipe de “menino” após declarações do cantor

8 ou 80? Virada no tempo leva MS do frio intenso ao calorão em menos de uma semana

Em clima junino, Silvia Abravanel se despede do Sábado Animado para concorrer a eleições

Notícias mais lidas agora

Vacina contra a dengue

Após 137 reações e suspensão da vacina, MS monitora mais de 7 mil imunizados contra a dengue

vander MS Lula

Vander garante mais R$ 64 milhões do Governo Federal para atendimentos na Saúde

Bombeiro acusado de matar esposa se encondeu em região próxima a mata e rodovias

PMs ajudam mulher desacordada às margens da MS-080

Últimas Notícias

Polícia

Conveniência pede desculpas após operação que terminou em confusão no Noroeste

Operação Saturação fez vistoria em duas conveniências do bairro na sexta-feira (26)

Esportes

Parreira apresenta piora no quadro clínico e passa por cirurgia

O técnico do tetra está internado desde o dia 16 de junho

Esportes

Atacante do Japão questiona ‘força do Brasil’ e alfineta Neymar: “não é mais o mesmo”

Equipe encara seleção brasileira em partida de mata-mata pela permanência na Copa de 2026

Brasil

São Paulo vai captar mais água na bacia que abastece o Rio de Janeiro

Medida é para socorrer o sistema Cantareira