De conversões a pontuação: prova prática do Detran-MS tem novas regras; confira a lista Pular para o conteúdo
Cotidiano

De conversões a pontuação: prova prática do Detran-MS tem novas regras; confira a lista

A regulamentação mantém a estrutura principal do percurso, mas altera a classificação e a pontuação de algumas infrações
Keyla Santos -
Com nova CNH, preços para tirar habilitação chegam a R$ 450 em Campo Grande
Pista de exames práticos do Detran-MS em Campo Grande. (Arquivo, Jornal Midiamax)

A tabela de infrações de trânsito aplicáveis ao exame prático de direção passou por mudanças com a nova portaria do Detran-MS( Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) . A regulamentação mantém a estrutura principal do percurso, mas altera a classificação e a pontuação de algumas infrações, além de estabelecer novos critérios de avaliação e regras específicas para os candidatos que fazem a prova de motocicleta.

Na regulamentação publicada em janeiro, as infrações eram apresentadas com a respectiva pontuação e indicação das categorias de habilitação às quais se aplicavam. Agora, a tabela foi reorganizada entre infrações gravíssimas, graves, médias e leves, sem a indicação individual das categorias.

Confira o que mudou na pontuação

Ultrapassagem pelo acostamento

  • Antes: grave — 4 pontos
  • Agora: gravíssima — 6 pontos

Ultrapassagem em interseções ou passagens de nível

  • Antes: grave — 4 pontos
  • Agora: gravíssima — 6 pontos

Não reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclista

  • Antes: grave — 4 pontos
  • Agora: gravíssima — 6 pontos

Estacionamento em desacordo com a sinalização

  • Antes: leve — 1 ponto
  • Agora: grave — 4 pontos

Não reduzir a velocidade quando o trânsito é controlado por agente

  • Antes: não aparecia na tabela de janeiro
  • Agora: grave — 4 pontos

A nova regulamentação também retira da tabela uma situação que constava na versão anterior: a falta de luz baixa durante o dia em veículos de transporte coletivo de passageiros em circulação em faixas ou pistas destinadas a eles.

Outra alteração envolve o transporte de crianças em motocicletas. Na regulamentação de janeiro, a infração gravíssima era caracterizada quando a criança transportada tivesse menos de sete anos. Com a nova portaria, o limite passou para 10 anos, mantendo a classificação como gravíssima e a pontuação de seis pontos.

Roupas passam a ser destaque na prova de moto

Quem realiza o exame para a categoria A também encontrará regras mais detalhadas sobre segurança e vestimenta.

A nova portaria proíbe o uso de shorts, bermudas e saias durante a realização da prova. O texto também recomenda roupas que ofereçam proteção para regiões como ombros, cotovelos e costas.

O candidato ainda deverá utilizar calçado que fique firme aos pés. As exigências relacionadas ao capacete também foram detalhadas.

Além disso, a regulamentação passou a especificar características dos cones utilizados no exame, como altura, base, peso e faixas refletivas.

Relembre como era o percurso

Apesar das mudanças, a estrutura principal da prova para carros permanece semelhante à estabelecida na regulamentação de janeiro.

O exame deve ter duração mínima de 10 minutos, com um percurso de pelo menos mil metros.

Durante a avaliação, o candidato deve realizar:

  • 6 conversões à esquerda;
  • 6 conversões à direita;
  • 3 estacionamentos laterais;
  • 2 retornos.

A avaliação continua sendo realizada por uma comissão formada por três servidores, e o candidato pode acumular até 10 pontos para ser aprovado.

A nova regulamentação, portanto, não muda completamente o percurso. A principal alteração está nos critérios utilizados para avaliar o candidato e na pontuação de determinadas infrações, algumas delas passaram a pesar mais no resultado final.

Além disso, os critérios para considerar o exame como “não concluído” foram ampliados. Para as categorias B, C, D e E, passam a ser considerados, entre outros pontos, uso inadequado dos retrovisores, falhas na percepção do trânsito, julgamento situacional, insegurança na tomada de decisão e insuficiência de domínio técnico.

Na categoria A, também houve reformulação dos critérios de incapacidade técnica e detalhamento das condições de realização da prova.

A nova portaria revoga a regulamentação publicada em janeiro e estabelece os critérios atualmente previstos para os exames práticos de habilitação no Estado.

Confira os pontos de cada infração

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fundect

Fundect altera cronograma da seleção de projetos no Programa Centelha 3

OAB-SP propõe mandato de 12 anos para ministros do STF e idade mínima de 50 anos

OAB-SP propõe mandato de 12 anos para ministros do STF e idade mínima de 50 anos

Programa Casal Grávido da Cassems completa 15 anos com mais de mil famílias atendidas e expansão para o interior de MS

Programa Casal Grávido da Cassems completa 15 anos com mais de mil famílias atendidas e expansão para o interior de MS

shows expogrande

Artistas podem se apresentar em apoio a candidatos durante campanha eleitoral?

Notícias mais lidas agora

Defesas tentam se esquivar e evitam detalhes após audiência sobre fraudes no Detran-MS

Justiça marca interrogatório para ouvir réus por esquema de propina e fraudes no Detran-MS

Dono de clínica preso em operação do Gecoc é afastado do cargo de legista do Estado

Médico-legista preso por fraudes na saúde é afastado e Polícia Civil recolhe arma funcional

VÍDEO: Adolescente de 14 anos é executado a tiros no Jardim Noroeste

Vingança por tapa teria motivado execução de adolescente de 14 anos no Noroeste

COP17 começa na Mongólia com foco em seca, terra e financiamento

COP17 começa na Mongólia com foco em seca, terra e financiamento

Últimas Notícias

Brasil

Sacerdote acalma fieis durante tiroteio em celebração de missa na Bahia

O celebrante pediu o fechamento das portas e rezou o Pai Nosso e a Ave Maria durante a situação

MidiaMAIS

Carcará aparece em hotel luxuoso de MS para tomar ‘refresco’ na piscina

Ave de rapina usou espaço de lazer dos hóspedes para ‘molhar a goela’

Polícia

Vingança por tapa teria motivado execução de adolescente de 14 anos no Noroeste

Adolescente foi executado a tiros enquanto caminhava com a namorada

Política

Candidato ao Governo de MS, Delcídio é intimado a explicar registro ativo de inelegibilidade

Delcídio foi cassado pelo Senado em 2016, com prazo de punição de ineligibilidade previsto para encerrar em 2027