Pular para o conteúdo
Cotidiano

Família transforma tradição no desfile de 7 de Setembro em renda extra em Campo Grande

Maria leva seus salgados ao desfile há mais de 20 anos e hoje divide o trabalho com a filha e o neto
Renata Volpe, Rodrigo Santos -
Família transforma tradição no desfile de 7 de Setembro em renda extra em Campo Grande
Maria vende salgados há duas décadas no desfile de 7 de setembro. (Léo de França, Jornal Midiamax)

Há mais de duas décadas, o desfile de 7 de Setembro em é também dia de trabalho para Maria Benedita. Enquanto milhares de pessoas acompanham a programação, ela está atrás de uma barraca de salgados, mantendo uma tradição que começou há mais de 20 anos e que, atualmente, reúne três gerações da família em busca de uma renda extra.

Ao lado da mãe, Yara Faria acompanha a rotina há anos. Mais recentemente, há pelo menos cinco, foi a vez do neto, João Marcos, ajudar nas vendas. Juntos, os três passam o feriado trabalhando e transformam a movimentação do desfile em uma oportunidade de complementar a renda da família.

O carro-chefe da barraca é o pastel, preparado nos sabores carne, queijo e pizza. O cardápio também conta com coxinha, quibe e enroladinho de salsicha. Mas, para além dos salgados, o que chama atenção é a história construída em família.

Para Yara, estar ao lado da mãe e do filho durante o trabalho torna o dia ainda mais especial. “A gente sempre está junto, trabalhando juntos. É uma união entre família. É um prazer. Faz força. Um ajuda o outro”, conta.

Ela também atribui à mãe a origem da tradição e do cuidado no preparo dos salgados. “Tem muito amor no pastel. E ela faz esse salgado com muito carinho mesmo”, afirma.

Segundo Yara, a disposição da matriarca acabou sendo passada de uma geração para outra. “É uma guerreira, uma verdadeira guerreira. A força dela vai passando. Passou para mim, agora para o meu filho. E assim vai indo”, diz.

Maria, por sua vez, encara a movimentação do 7 de setembro com simplicidade. O dinheiro arrecadado, mesmo sem representar um grande faturamento, já ajuda nas despesas da família. “Tira muito, não, mas está bom. O que tirar está bom. Aí paga os meninos”, brinca.

Maria aproveita o feriado da Independência do Brasil para vender salgados. (Léo de França, Jornal Midiamax)

E quando perguntam qual é o segredo do sabor do pastel, ela resume em uma receita que vai muito além dos ingredientes. “Amor, amizade, porque eu tenho muita amizade. Está tudo dentro do meu pastel”, afirma.

João Marcos, o mais novo da equipe, também faz questão de participar. “Eu gosto de ajudar ela”, diz, ao falar da avó. Para ele, o trabalho tem um significado simples: “É bom ajudar a família, né? Trabalhar em família é ótimo”.

Assim, entre uma venda e outra, o desfile de 7 de setembro se transforma em muito mais do que uma oportunidade de ganhar dinheiro a mais. É o dia em que avó, filha e neto dividem a barraca, o trabalho e uma tradição que já atravessa gerações.

Neto se juntou à mãe e à avó para ajudar na barraca. (Léo de França, Jornal Midiamax)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Avalanche mata 11 alpinistas e deixa seis desaparecidos na Rússia

Avalanche mata 11 alpinistas e deixa seis desaparecidos na Rússia

carlo acutis

Santuário de Carlo Acutis em Campo Grande celebra 1 ano da canonização com programação especial

Fábio de Melo aparece com look exuberante em show e provoca reações: ‘Padre? Onde?’

Fábio de Melo aparece com look exuberante em show e provoca reações: ‘Padre? Onde?’

Motociclista morre em acidente com ônibus no Vida Nova em Campo Grande

Motociclista morre em acidente com ônibus no Vida Nova em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Gecoc apura fraude de R$ 100 milhões em obras de cidades em MS

Cascalhos de Areia: Justiça nega recurso e mantém empreiteira em ação por fraude de R$ 7,3 milhões

carlo acutis

Santuário de Carlo Acutis em Campo Grande celebra 1 ano da canonização com programação especial

Foto: Leonardo de França

Da falta d’água à leptospirose, impactos do El Niño vão além dos efeitos mais conhecidos

(Ilustrativa)

Homem amarrado por populares estava foragido e cumpria pena por homicídio e tentativa de feminicídio

Últimas Notícias

Famosos

Web insinua que Ana Castela toma esteroides e a cantora responde os internautas

Web tem especulado que a voz da boiadeira tem "engrossado'' com o passar dos meses

Esportes

Estadual feminino e de base: confira resultados de torneios de MS deste fim de semana

Pantanal goleou Urso por 17 a 0 no feminino com 7 gols de artilheira

Trânsito

Imagens mostram momento em que motociclista bate contra ônibus e morre em Campo Grande

Motociclista estaria em alta velocidade

Polícia

Mulher morre e três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Eldorado

Três pessoas ficaram feridas no acidente, duas delas em estado grave