Santa Rita do Pardo, a 267 km de Campo Grande, foi atingida por temporal com acumulado de 20,2 milímetros e rajadas de vento de 109,08 km/h, na madrugada desta segunda-feira (2). Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), 1.984 imóveis ficaram sem luz no início da manhã e 965 seguem sem energia por volta das 10h.
Os ventos mais fortes foram registrados por volta das 2h desta segunda (2), no mesmo horário da chuva de 20,2 mm. Uma hora depois, sem precipitação, as rajadas chegaram a 85,68 km/h, conforme dados da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada em Santa Rita do Pardo.
As 965 unidades sem energia correspondem a 29,08% dos 3.109 imóveis de Santa Rita do Pardo. O temporal causou danos à rede elétrica e de telefonia, além de destelhar casas e derrubar árvores. Em pleno feriado de Finados, o acesso ao cemitério da cidade foi bloqueado por eucaliptos que caíram durante o vendaval. Por volta das 9h, a cidade ainda registra vento, mas com menos intensidade, cerca de 25,2 km/h.
O feriado de Finados segue com previsão de chuva em todo Mato Grosso do Sul. O transporte de ar quente e úmido e áreas de baixa pressão atmosférica aumentam a nebulosidade e facilitam a precipitação.

Estragos pela cidade
Os ventos arrancaram o forro de um posto de combustíveis e destruíram a estrutura de um ponto de ônibus. Tanto na área urbana quanto na rural, casas foram destelhadas e eletrodomésticos e móveis foram danificados por conta do temporal e da terra.
Os moradores também encontraram fios rompidos e caídos na Avenida Júlio César Paulino Maia e no fim da Rua Laurentino. Na área rural, a chuva destruiu varandas e abrigos de animais.
De acordo com o Cenário MS, a Prefeitura de Santa Rita do Pardo informou ter reunido a Defesa Civil e já está avaliando os danos. As equipes atuam na remoção de galhos e entulhos para desobstruir as vias.

Equipe triplicada
Ao Jornal Midiamax, a Neoenergia Elektro, que atende a região de Santa Rita do Pardo, informa que triplicou o número de equipes em campo na cidade de Santa Rita do Pardo para atendimento às ocorrências decorrentes do temporal.
“Os fortes ventos provocaram a queda de árvores de grande porte em diversas áreas do município e danificaram a rede de distribuição de energia com tensionamento e rompimento de cabos, além da quebra de postes. Mais de 86% dos clientes afetados já tiveram fornecimento restabelecido.
Equipes técnicas continuam atuando no município para normalizar o fornecimento para as demais unidades consumidoras seguindo as normas de segurança e no menor tempo possível.
A Neoenergia Elektro mantém canais de comunicação direto com a Prefeitura Municipal e representantes dos serviços públicos essenciais para garantir que qualquer intercorrência seja tratada com máxima prioridade. A distribuidora reforça seu compromisso com a segurança e a continuidade do serviço, especialmente, em momentos críticos e orienta a população a seguir orientações de segurança”, informa a empresa, em nota.
Orientações de segurança
Durante a ocorrência de chuvas e ventos fortes, a concessionária orienta a população a adotar medidas de segurança:
- Em caso de queda de árvores sobre a rede elétrica e rompimento de cabos, não se aproxime dos fios. Se um cabo cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e aguarde o socorro especializado;
- Procure abrigo em local seguro, longe de janelas e portas metálicas, especialmente durante descargas atmosféricas;
- Desconecte aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
- Ao identificar fios caídos na rua, não se aproxime e acione imediatamente a distribuidora.
A população pode acionar a distribuidora através dos canais oficiais de atendimento:
- Site: https://www.neoenergia.com/web/sp
- WhatsApp: (19) 2122-1696
- Telefone: 0800 701 0102, ligação gratuita
*Atualizado às 11h10 para inclusão de nota da Neoenergia Elektro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Nichole Munaro)









