Prefeitura de Campo Grande e UFMS firmam acordo para estágio de estudantes da saúde Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Prefeitura de Campo Grande e UFMS firmam acordo para estágio de estudantes da saúde

O acordo formaliza o uso das unidades de saúde do município como campo de estágio curricular obrigatório para estudantes e residentes de cursos da UFMS
Keyla Santos -
Cidade Universitária da UFMS. (Foto: Helder Carvalho, Arquivo / Jornal Midiamax)

A Prefeitura de , por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e a UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) assinaram um termo de concessão de estágio. O documento foi publicado no Diogrande desta quinta-feira (25).

O acordo formaliza o uso das unidades de saúde do município como campo de estágio curricular obrigatório para estudantes e residentes de diversas áreas e cursos da UFMS. A medida fortalece a integração entre ensino e serviço.

Como vai funcionar

Pelo termo, a Sesau deve garantir a distribuição equitativa dos cenários de prática entre as instituições conveniadas, priorizando as de ensino público. Todos os estudantes e residentes devem estar acompanhados por preceptores ou supervisores das instituições de ensino durante as atividades nas unidades de saúde do município.

Já a UFMS fica responsável por contribuir com a gestão dos serviços de saúde, promover formação continuada aos profissionais da rede e encaminhar o programa de atividades com pelo menos 10 dias de antecedência. A universidade também deve apresentar os alunos devidamente uniformizados, identificados, com carteira de vacinação atualizada e seguro de vida.

Sem vínculo empregatício

O termo reforça que o estágio é ato educativo e não cria vínculo empregatício. Os estudantes não terão direitos trabalhistas e a concessão do estágio não gera obrigação de contratação futura pelo município.

O acordo entra em vigor na data de assinatura e pode ser revisado ou revogado a qualquer tempo por conveniência administrativa. A parceria está condicionada à análise de conveniência e oportunidade da Administração Pública e à disponibilidade da rede municipal de saúde.

A formalização do estágio obrigatório é uma prática comum para garantir que futuros profissionais de saúde tenham contato com a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) desde a graduação, especialmente em uma região de fronteira e com baixa densidade demográfica como Mato Grosso do Sul, onde a fixação de profissionais é um desafio.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Advogado que concordou com a condenação de cliente é encontrado morto em SC

‘Tudo para o pobre é muito difícil’, diz Lula ao entregar títulos de terras em Ponta Porã

Sejuv abre inscrições para aulas gratuitas de breaking e jazz no Parque do Sóter

Campo Grande terá audiência pública para debater garantia de direitos de pessoas LGBTQIAPN+

Notícias mais lidas agora

EXCLUSIVO: Lula diz que UFN3 em MS garante soberania do agro em entrevista ao Midiamax

Símbolo de Mato Grosso do Sul, arara-azul volta à lista de espécies ameaçadas de extinção

SRAG

Campo Grande passa de 100 mortes por síndrome respiratória antes do inverno

Venezuela pede doações de água e máscaras após terremotos

Últimas Notícias

Brasil

Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para Papudinha

Banqueiro foi preso por esquema que levou à liquidação do Master

Política

Meta é titular 300 mil famílias até o fim do ano, diz ministra durante entrega de documentos em MS

Declarações foram feitas durante cerimônia de entrega de 1.390 títulos em Ponta Porã

MidiaMAIS

Com criança em casa? Parque da Ciência da UFMS realiza atividades gratuitas

Evento reúne oficina de cubo mágico, furebol e botão slackline e mais

Mundo

Organização Marítima Internacional pausa temporariamente operação de evacuação em Ormuz

A organização aguarda maior clareza após um ataque a uma embarcação no Golfo de Omã