Coreia do Sul e República Tcheca fecham primeiro dia de Copa do Mundo Pular para o conteúdo
Esportes

Coreia do Sul e República Tcheca fecham primeiro dia de Copa do Mundo

Este será o quatro confronto entre as seleções
Agência Brasil -

O primeiro dia da Copa do Mundo de 2026 não terminou com o jogo de abertura. Ainda nesta quinta-feira (11), às 23h (horário de ), Coreia do Sul e República Tcheca se enfrentam no Estádio Akron, em Zapopan, estado de Jalisco (México). A partida é válida pelo Grupo A, o mesmo dos anfitriões mexicanos e da África do Sul.

Os asiáticos, que têm um quarto lugar de 2002 – quando foram anfitriões ao lado do Japão – como melhor campanha em Mundiais, disputam o torneio pela 11ª vez seguida. Foram 11 vitórias, cinco empates e 40 gols marcados nas eliminatórias, liderados pelo astro Son Heung-Min, atualmente do Los Angeles (Estados Unidos).

O atacante de 33 anos, de longa passagem pelo Tottenham (Inglaterra), está a dois gols de se tornar o maior artilheiro da seleção sul-coreana. Ele já balançou as redes 56 vezes, duas a menos que Cha Bun-Kun, ídolo do futebol do país nas décadas de 1970 e 1980.

Além de Son, que acumula 144 jogos pela Coreia do Sul, o técnico Hong Myung-Bo tem a experiência de Lee Jae-Sung, que está há cinco anos no Mainz (Alemanha) e é o segundo do atual elenco com mais partidas representando o país. Outro meia importante para o time é Lee Kang-In, bicampeão europeu pelo Paris Saint-Germain (França).

Do lado tcheco, esta será a segunda Copa desde a dissolução da Tchecoslováquia, em 1992. A antecessora foi vice-campeã em 1934 e 1962, superada por Itália e Brasil, respectivamente. O país volta ao torneio após 20 anos querendo, desta vez, passar de fase.

Nas eliminatórias, após campanha irregular e uma inesperada derrota para Ilhas Faroe, a República Tcheca teve de encarar duas disputas de pênaltis, contra Irlanda e Dinamarca, na repescagem europeia. O atacante Patrick Schick, destaque do Bayer Leverkusen (Alemanha), fez cinco gols, sendo o artilheiro da caminhada.

O técnico Miroslav Koubek, de 74 anos e nove meses, assumiu o time na repescagem e vai superar o belga Hugo Broos (sete meses mais novo) – que, mais cedo, dirigiu a África do Sul contra o México – para tornar-se o mais velho a comandar uma seleção em Copas. Já o meia Tomás Soucek, se participar, ao menos, dos três jogos da fase de grupos, entra para o top-5 em partidas vestindo a camisa do país, com 93 atuações.

Este será o quatro confronto entre as seleções, sendo o primeiro em uma Copa. Em 1998, o amistoso realizado em Seul, capital sul-coreana, terminou 2 a 2. Três anos depois, a República Tcheca recebeu o jogo em Drnovice e goleou por 5 a 0. O último duelo ocorreu em 2016, novamente com mando tcheco, em Praga. Desta vez, o time asiático ganhou por 2 a 1.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
loteria

Aposta de Dourados ganha R$ 63 mil com cinco acertos na Mega-Sena

Câmara dos Deputados avança com projeto que aumenta penas para golpes digitais

Mãe que jogou água quente em criança de dois anos continuará presa

vorcaro

PF rejeita nova versão de proposta de delação de Vorcaro

Notícias mais lidas agora

Para blindar Fiems, Gerson Claro derruba requerimentos em série na Alems

Justiça aceita ação que pede bloqueio de repasse de R$ 38,5 milhões ao Consórcio Guaicurus

adriane reforma salário julgamento

Juiz concede medida protetiva para prefeita de Campo Grande contra pré-candidato

Empresa aérea diz que avião rebocado no aeroporto passava por testes

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é preso após furtar e agredir funcionária com soco no rosto na Rodoviária de Campo Grande

Com ele foram encontrados uma caixa de som e capas de celular

Esportes

Seleção brasileira masculina de vôlei derrota a Bélgica e mantém 100% na Liga das Nações

O Brasil folga nesta sexta e volta à quadra no sábado

Trânsito

Carro de passeio tomba em acidente no Parque Novos Estados

O trânsito no trecho ficou parcialmente interrompido

Cotidiano

Forte chuva acompanhada com raios atinge Ponta Porã e traz frente fria a MS

A cidade registra temperatura de 17°C