Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Berço de boneca atravessa gerações em Campo Grande: ‘Até bebê de verdade já dormiu’

Brinquedo foi aproveitado por gerações de crianças de forma criativa e emocional
Mariana Piell -
Berço de boneca atravessa gerações em Campo Grande: ‘Até bebê de verdade já dormiu’
Silmeire e sua irmã Silmara foram as primeiras das várias crianças da família a brincar com o bercinho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Há séculos, bonecas são brinquedos que provocam encantamento nas crianças. Naturalmente, a mesma sensação é provocada por tudo o que rodeia a brincadeira do cuidado.

E foi assim que, aos 8 anos de idade, a empreendedora Silmeire Gessy Gomes se encantou por um berço de bonecas talhado em madeira maciça.

Av. dos anos 1980. Foi lá que, em frente a uma loja de veículos, um senhor marceneiro expunha pequenos móveis à venda. Entre a coletânea, o bercinho foi comprado pela mãe de Silmeire, Maria Gessy.

“Ele foi muito desejado e fiquei muito feliz quando ele chegou em casa”, relembra a empresária.

Dona de casa, Maria sempre foi adepta das artes manuais. Gostava de pintar telas, bordar e costurar. Esse dom foi aproveitado para embelezar o tão amado berço da filha caçula.

“Minha mãe fez colchão, travesseiro, lençol e até o mosquiteiro de tule com pedrinhas de cristal. Era lindo, a atração da casa na época”, conta Silmeire. “O bercinho foi muito bem aproveitado, sempre arrumadinho e com uma ou várias bonecas dentro dele que a gente fazia questão de trocar as roupinhas. Inclusive, os vestidos das bonecas e o enxoval delas quem fazia era minha mãe”, completa.

Vinda de uma família grande, com muitos tios e primos, a casa de Silmeire era sempre cheia. E, nos encontros da família, o berço detinha toda a atenção das crianças.

“Brinquei muito com ele. Minha irmã e toda criança que chegava em casa brincava com ele também”, afirma.

Nova geração

O tempo passou, e uma nova geração chegou à família. Cada criança daquela época cresceu e gerou outras duas ou três. Assim, a família se expandiu, e o bercinho ganhou novas funções para além da brincadeira.

“Até bebê de verdade chegou a dormir nele”, menciona Silmeire, lembrando-se de sua irmã mais velha, Silmara, que antes deixava bonecas no berço, mas, adulta, chegou a colocar Mariana, a própria filha bebê, em um momento de descontração.

Outros sobrinhos também aproveitaram o berço de maneiras criativas. Entravam e fingiam que era carrinho — e até mesmo se balançavam nele em algumas ocasiões.

Sobrinhos de Silmeire, André e Amanda chegaram a usar o bercinho de balanço. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando Silmeire se tornou mãe de menina, o bercinho foi herdado pela filha, Stefanie Gabriela, que, assim como a mãe, teve a infância marcada pelo objeto.

“Ele sempre fez parte da infância dela também. Talvez ele tenha sido uma das razões para que ela gostasse tanto de bonecas, porque, mesmo hoje, com 18 anos, ela faz questão de manter as bonecas arrumadas e deitadinhas no bercinho”, afirma.

Silmeire acredita que as próximas gerações da família certamente também se encantarão pelo bercinho.

“Por ser um brinquedo que representa algo da nossa vivência, desperta muito da imaginação, e assim é mais fácil para uma criança de qualquer geração ter interesse em brincar”, conclui.

Brincadeira boa

Brincar de boneca ajuda as crianças a desenvolver empatia, imaginação, habilidades socioemocionais e a capacidade de cuidado.

Isso ocorre porque, ao simular situações de afeto (como dar banho, alimentar ou colocar para dormir), a criança aprende a se colocar no lugar do outro e desenvolve responsabilidade.

As crianças também criam narrativas, inventam diálogos e constroem cenários de “faz de conta”, o que enriquece o pensamento simbólico.

Além disso, conversar com a boneca ou encenar histórias ajuda a ampliar o vocabulário e a expressão dos sentimentos.

Quando praticada em grupo, a brincadeira também estimula a cooperação, a partilha, o diálogo e a negociação de regras.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Comércio

Mato Grosso do Sul tem aumento de 10% na abertura de empresas e chega a 12,8 mil em 2026

‘Lula usa amigos do Judiciário’, diz Flávio após censura ao debate dos presidenciáveis 

Flávio diz que vai visitar Bolsonaro nesta terça após autorização de Moraes

Menina de 10 anos morre afogada em parque aquático no Ceará

Menina de 10 anos morre afogada em parque aquático no Ceará

Governo entrega mais de 520 novas viaturas, armas e coletes para a Segurança Pública em MS

A caminho do trabalho, namorado encontra mulher morta em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

hospital sidrolandia

Caminho do Pix: R$ 10 milhões viraram propina para políticos e diretor de hospital em Sidrolândia

Devota relata cura de câncer após pedir intercessão de Carlo Acutis em Campo Grande

Devota relata cura de câncer após pedir intercessão de Carlo Acutis em Campo Grande

Flávio tem 53,1% e Lula tem 46,9% dos votos válidos, diz DataTrends

Flávio tem 53,1% e Lula tem 46,9% dos votos válidos, diz DataTrends

Polícia procura por homem que esfaqueou mulher 15 vezes em Ribas do Rio Pardo

Mulher é agredida com pauladas na cabeça pelo marido e socorrida pelo filho em Angélica

Últimas Notícias

Cotidiano

‘ Hoje tô aqui para defender minha filha’ mãe faz apelo para levar menina de 8 anos ao neurocirurgião

Moradora de Cuiabá (MT), Cleiciane Leoratto busca ajuda para custear viagem a Goiânia, onde Rebeca passará por consulta no dia 16 de outubro

Emprego e Concurso

Prefeitura de Caracol abre processos seletivos 67 vagas e salários de até R$ 4,9 mil

Incrições são presenciais e têm início a partir desta terça-feira (13)

Polícia

Venezuelano é preso após invadir casa e revirar cômodos em Aparecida do Taboado

A ação foi interrompida pela chegada da PM

Famosos

Mônica debocha do corpo de Serginho em A Fazenda e dispara ‘Esses dois são porcos’

Além de chamá-lo de “porco”, ela ironizou a aparência física do colega