Uma serpente conhecida popularmente como boipeva, ou capitão-do-mato, foi flagrada engolindo um sapo gigante no quintal de uma residência da Vila Fragelli, em Aquidauana, cidade a 140 quilômetros de Campo Grande. O “momento do lanchinho” foi flagrado por uma moradora da região, que fica próxima ao Parque Ecológico da Lagoa Comprida.
Segundo o site Aquidauana News, o parque está passando por uma revitalização, com frequentes avistamentos de animais silvestres. Apesar de a cena assustar algumas pessoas, o guia de turismo Carlos Henrique, especialista em répteis da região, explica que a serpente identificada nas imagens é da espécie Xenodon merremii e não possui peçonha ou risco para seres humanos.
Nas imagens, é possível notar que a cobra se movimenta para engolir a presa. As serpentes usam uma combinação de adaptações anatômicas e manobras comportamentais para engolir presas inteiras, frequentemente maiores que o diâmetro de sua própria cabeça. Ao contrário da crença popular, elas não deslocam a mandíbula, mas utilizam articulações extremamente flexíveis.
Não toque em animais silvestres
Ao encontrar um animal silvestre em MS, mantenha distância, não o alimente, não o toque e não tente capturá-lo. Se estiver em risco ou em ambiente fechado, acione a PMA (Polícia Militar Ambiental) pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Animais feridos ou perigosos exigem resgate especializado para garantir a segurança.
Vale ressaltar a importância de não interagir com animais silvestres, especialmente cobras. A orientação é manter crianças e animais domésticos longe.
Confira o vídeo:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Nichole Munaro)










