O ministro da Fazenda da Colômbia, Miguel Gómez, disse nesta terça-feira (11) que o governo pretende decretar estado de emergência econômica para reforçar a resposta ao forte terremoto que atingiu várias cidades do país. Em declaração nesta terça, ao Parlamento, Gómez afirmou que a medida deve facilitar a liberação de recursos e a adoção de ações para enfrentar as consequências do desastre.
Com a decretação, o recém-empossado presidente Abelardo de la Espriella teria poder temporário para editar decretos nas áreas econômica e tributária sem necessidade de aval do Congresso.
O ministro ainda garantiu que o governo não planeja elevar impostos para lidar com a crise.
Segundo ele, a prioridade será ajustar o PGN (Orçamento Geral da Nação), com cortes e economia em despesas burocráticas, antes de repassar uma maior carga tributária à população.
Confira mais sobre:
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!







