A Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter atacado, nesta quarta-feira (9), dois navios americanos e oito petroleiros no Golfo Pérsico. Em comunicado, o grupo afirmou que o ataque é uma resposta à ofensiva dos EUA a cinco petroleiros iranianos.
Segundo a guarda, 10 navios que tentavam atravessar o Estreito de Ormuz por uma área “proibida e insegura” foram atacados. Horas antes, o Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos divulgou imagens dos navios petroleiros iranianos destruídos afundando no Golfo de Omã.
A justificativa dos Estados Unidos para o ataque era de que a Guarda Revolucionária do Irã usava uma rede clandestina de transporte de petróleo. Nas imagens divulgadas pelos EUA, é possível ver o momento do ataque e, logo após, a embarcação iraniana parcialmente submersa.
Segundo os EUA, houve uma ordem para que a tripulação abandonasse a embarcação antes do ataque. Eles afirmam que a investida foi uma resposta a duas tentativas fracassadas da Guarda Revolucionária de atingir um navio de guerra americano com mísseis balísticos nos últimos dois dias.
Marco Rubio, secretário de Estado americano, afirmou que o país continuará a atacar petroleiros iranianos caso a guarda continue com as investidas contra embarcações militares americanas.
No lado do Irã, eles afirmam ter retaliado o bombardeio com ataques contra a base americana de Al Azraq, na Jordânia, e dois destróieres dos Estados Unidos.
*Com informações do G1.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Nichole Munaro)










