Suprema Corte amplia poder de Trump para demitir dirigentes de agência reguladora dos EUA Pular para o conteúdo
Mundo

Suprema Corte amplia poder de Trump para demitir dirigentes de agência reguladora dos EUA

Decisão derruba precedente de 1935, mas presidente sofreu derrotas em outros processos no mesmo dia
Renata Volpe -
Presidente dos EUA, Donald Trump, em agenda recente na Casa Branca. (Foto: Divulgação/White House)

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (29) ampliar os poderes do presidente Donald Trump ao autorizar a demissão de integrantes da FTC (Federal Trade Commission), agência independente responsável por fiscalizar a concorrência no país. A decisão revoga um entendimento adotado desde 1935, que limitava a possibilidade de o presidente destituir dirigentes de determinados órgãos reguladores.

Por seis votos a três, a maioria conservadora do tribunal concluiu que os membros da FTC não têm garantia de permanência no cargo contra decisões do chefe do Executivo. O caso teve origem na demissão da comissária Rebecca Slaughter, afastada por Trump em 2025 após divergências políticas, publicou o G1.

Trump comemorou o resultado e afirmou que a medida representa uma conquista buscada por sucessivos ocupantes da Casa Branca desde a década de 1930. Segundo o presidente, a decisão marca um momento histórico para o fortalecimento das prerrogativas presidenciais.

Apesar da vitória, o republicano também sofreu reveses importantes na Suprema Corte ao longo do dia. Em uma das decisões, os ministros impediram a demissão de Lisa Cook, diretora do FED (Federal Reserve). Por cinco votos a quatro, a Corte manteve a decisão da Justiça que havia barrado o afastamento anunciado por Trump em 2025.

O tribunal também confirmou a validade de leis estaduais que permitem contabilizar votos enviados pelos correios e recebidos após o dia da eleição, desde que respeitadas as regras locais. A decisão reverteu entendimento de uma instância inferior e foi considerada outra derrota para o presidente.

Em outro julgamento, a Suprema Corte negou análise ao recurso apresentado por Trump para anular a decisão que o responsabilizou por abuso sexual e difamação contra a escritora E. Jean Carroll. Com isso, permaneceu válida a condenação confirmada por um tribunal de apelação em 2024.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após interdição de lote, Anvisa proíbe venda de repelente da marca Repele

Idoso morre no hospital após ser atropelado na BR-163 em Bandeirantes

Saiba quanto a CBF ganha com a classificação do Brasil às oitavas da Copa 2026

Defurv convoca donos de veículos apreendidos para resgate antes de leilão judicial em MS

Notícias mais lidas agora

Crianças estariam brincando com isqueiro antes do incêndio que terminou em morte de menino

Brasil busca virada nos acréscimos, vence Japão e avança às oitavas da Copa

Grazielle Machado morreu por choque anafilático, segundo laudo

Novos radares de Campo Grande iniciam período educativo nesta terça-feira

Últimas Notícias

Transparência

Bonito recebe repasse de R$ 100 mil para oficinas literárias infantis 

Estado firma parceria com Instituto Família Legal para oficinas culturais com materiais recicláveis destinadas a crianças vulneráveis

Esportes

Onde assistir: Alemanha e Paraguai se enfrentam por vaga nas oitavas de final

Partida começa às 16h30 (horário de MS)

Mundo

Cinco morrem em tiroteio em centro de acolhimento de jovens no norte da Alemanha

Polícia prendeu dois suspeitos, incluindo o apontado como autor dos disparos; motivação é investigada

Transparência

Apae de Paranaíba recebe repasse de R$ 100 mil do Governo de MS para inclusão 

Estado firma termo de fomento com a Apae de Paranaíba para financiar o Projeto Participação Social, voltado a pessoas com deficiência