Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina Pular para o conteúdo
Mundo

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Colunista cita eleição da direita na região como vitória do presidente
Agência Brasil -
Presidente dos EUA, Donald Trump, em agenda recente na Casa Branca. (Foto: Divulgação/White House)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que as eleições presidenciais no Brasil são um “grande teste” para estratégia de Washington de manter a “proeminência” na América Latina, conforme plano definido pela Estratégia de Segurança Nacional dos EUA publicada em 2025. 

Em rede social, Trump publicou o artigo do colunista John Gizzi, setorista da Casa Branca para o veículo conservador pró-Trump Newsmax, sob o título Trump conquista 8 vitórias em 7 anos na América Latina.

O colunista político cita a eleição do candidato de extrema-direita na Colômbia, Abelardo de la Espriella, como mais uma vitória de Trump dentro do “amplo realinhamento ideológico pró-Trump que está transformando o Hemisfério Ocidental”.

O artigo cita ainda as eleições de 2026 no Peru, en Honduras, na Bolívia e no Chile, além de pleitos mais antigos em El Salvador (2019), Argentina (2023) e Equador (2023), como os “triunfos” de Trump na região.

“A tendência pró-Trump começou em 2019 com a eleição de Nayib Bukele em El Salvador e tem se intensificado de forma constante desde então”, escreveu Gizzi.

Desafios restantes

O artigo republicado por Trump destaca, porém, que o governo do republicano tem ainda quatro grandes desafios na América Latina: Venezuela, Cuba, Nicarágua e Brasil, sendo o Brasil o “próximo grande teste” de Trump na região.

“As atenções agora se voltam para o Brasil, a maior nação da América Latina e a potência política da região. A próxima eleição presidencial poderá se tornar a disputa mais importante do hemisfério”, diz o artigo.

O autor da publicação conclui que o presidente dos EUA está “tornando as Américas grandes novamente”.

“Caso o Brasil venha a se juntar à crescente lista de países que se movem para a direita, o mapa político da América Latina será drasticamente diferente do que era há apenas uma década”, diz o artigo.

A publicação lembra ainda que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão se unindo em torno de filho, Flávio Bolsonaro, na tentativa de destituir o presidente “de esquerda” Luiz Inácio Lula da Silva.

Doutrina Monroe com Trump

Em documento publicado em dezembro de 2025, o governo dos EUA diz que aplicará um “Corolário Trump” à Doutrina Monroe, em uma espécie de releitura do projeto doutrinário do século 19 que expandiu a influência dos EUA por todo o continente. 

Criada em 1823, quando os EUA despontavam como nova potência mundial, a Doutrina Monroe afirma que a “América é para os americanos” e serviu, à época, para desafiar às potências europeias na influência econômica, militar e cultural na América Latina.

Agora, sob o segundo mandato de Trump, os EUA se propõem a “estabelecer ou expandir o acesso em locais de importância estratégica” e “fazer todo o possível para expulsar as empresas estrangeiras que constroem infraestrutura na região”.

“Após anos de negligência, os Estados Unidos reafirmarão e farão cumprir a Doutrina Monroe para restaurar a proeminência americana no Hemisfério Ocidental e proteger nossa pátria e nosso acesso a regiões-chave em toda a região”, diz o documento da Casa Branca. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministério de Saúde da França confirma vírus Ebola em médico que esteve no Congo

UFN3 em Três Lagoas será a mais moderna da Petrobras, diz presidente da estatal

Alems divulga resultado final do concurso com 2.039 aprovados

Fachin pede análise técnica antes de decidir sobre relator de caso ‘Dark Horse’

Notícias mais lidas agora

Intervenção pode revelar ‘saco sem fundo’ nas contas do Consórcio Guaicurus

Morte de Grazielle Machado teria sido causada por infecção por salmonella

CPF na nota? Freguesa do Brasil, Escócia nunca venceu a Seleção Brasileira

VÍDEO: Criança esculhamba Neymar ao vivo na TV Globo: ‘É um cai-cai’

Últimas Notícias

Brasil

TCU recomenda ao MME mudança em encargo cobrado dos autoprodutores de energia

A recomendação é que a base de cálculo passe a considerar o "consumo medido" e não apenas o "consumo líquido"

Polícia

Seis pessoas foram conduzidas para a delegacia durante ação contra furto de energia em Mundo Novo

O furto de energia elétrica é crime previsto no Código Penal

Cotidiano

Personalidades sul-mato-grossenses recebem honraria em celebração aos 47 anos da UFMS

Cerimônias ocorrerão no Teatro Glauce Rocha, no dia 1º de julho, às 8h30, e 2 de julho, às 19h, com transmissão ao vivo pela TV UFMS

Esportes

Onde assistir: Coreia do Sul enfrenta África do Sul para se recuperar na Copa

Confronto fecha a disputa por vagas no Grupo A