VÍDEO: imagens mostram momento do terremoto de 7,5 e estragos na Venezuela Pular para o conteúdo
Mundo

VÍDEO: imagens mostram momento do terremoto de 7,5 e estragos na Venezuela

Magnitude de 7,1 graus na escala Richter, mas atualizou a intensidade para 7,5
Agência Brasil -
Reprodução

O território da Venezuela foi sacudido por dois terremotos de forte magnitude, de 7,2 e 7,5 na escala Richter, entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (24), seguidos de 20 réplicas. Em comunicado divulgado pela Telesur, emissora estatal da Venezuela, a presidente, Delcy Rodruguez, anunciou que decretou estado de emergência para lidar com as consequências do desastre e pediu união à população para salvar vidas.

As regiões mais afetadas no país foram Trujillo, Yaracuy, Carabobo, Aragua, , Caracas e La Guarda, segundo a Telesur. A presidente venezuela pediu ampla mobilização dos profissionais de saúde e também anunciou a suspensão de aulas nos próximos dias desta semana.

Segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos, os tremores foram registrados com 39 segundos de diferença. O órgão chegou a emitir um alerta de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens, mas suspendeu os avisos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o principal tremor tinha magnitude de 7,1 graus na escala Richter, mas atualizou a intensidade para 7,5.

Tremores no Brasil

Brasileiros da Região Norte do país relataram ter percebido os terremotos. A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou que um tremor de terra foi sentido por moradores de , Barcelos e Iranduba, mas sem causar vítimas.

O prefeito Igor Normando, de Belém, disse nas redes sociais que a cidade também tremeu e prédios foram evacuados por precaução nos bairros de Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira. O prefeito pediu calma e atenção às orientações do poder público.

Segundo a Telesur, o epicentro do terremoto principal foi a 23 quilômetros de Yumare. A emissora estatal venezuelana informou que esses tremores estão entre os mais fortes que atingiram o país em mais de um século.

O último sismo de magnitude semelhante foi em 2018, de magnitude 7,3, afetando pelo menos dez países da região, incluindo o Brasil, a Guiana e diversas ilhas do Caribe.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saiba quando e contra quem o Brasil pode jogar no mata-mata da Copa

Terremoto de magnitude 7,1 na Venezuela é sentido em Manaus e leva à evacuação de prédios

Capataz é denunciado por homicídio culposo após morte de criança de 7 anos na fronteira

Farmacêutico preso por guardar antibióticos em banheiro no Los Angeles paga fiança e é solto

Notícias mais lidas agora

Intervenção pode revelar ‘saco sem fundo’ nas contas do Consórcio Guaicurus

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado em meio ao caso Master

No velório, Londres Machado recebe bilhete escrito pela filha Grazielle

Vini Jr brilha de novo, Brasil vence a Escócia por três e avança na Copa líder no grupo C

Últimas Notícias

Polícia

VíDEO: foragido por feminicídio no MT é morto em confronto com a polícia no Paraguai

Feminicídio aconteceu nesta terça no MT

Esportes

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata

Ancelotti rasgou elogios a Vinícius Júnior

Polícia

Apontado por duplo homicídio saiu de Campo Grande para fazer execuções em Ivinhema

Policiais tiveram informação que o suspeito saiu de Campo Grande para a prática dos crimes

Polícia

Jovem é morto a tiros em Caarapó

Terceiro homicídio em Caarapó nos últimos dias