⁠ Pular para o conteúdo
Polícia

De chefe da Denar a alvo do Gaeco, delegado já representou MS em evento de combate ao tráfico

Hoffman deixou a Denar em fevereiro, passou pelo Garras e pela 6ª DP antes de ser preso
Luciana Brazil -
Presos com donos de bar da 14 de Julho lucraram mais de R$ 50 mil com tráfico de drogas
Delegado Hoffman D'Ávila. (Foto: Arquivo/Madu Livramento, Midiamax)

Em apenas um ano, o delegado Hoffman D’Ávila Cândido e Sousa, preso preventivamente na Operação Infiltrados, passou por três unidades da Polícia Civil. O delegado é investigado por suspeita de participação em um esquema de desvio de drogas apreendidas por agentes de segurança, principalmente cocaína. Ele foi preso nesta quinta-feira (24), em .

Antes das passagens relâmpago por duas delegacias em 2026, Hoffman permaneceu por quase sete anos no comando da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), entre 2019 e fevereiro de 2026, quando foi transferido para assumir o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).

Quatro meses depois, em junho, também deixou a especializada e foi removido para a 6ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, no bairro Jardim Tijuca. Em setembro, tornou-se alvo da Operação Infiltrados, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira (24).

Hoffman construiu nos últimos cinco anos parte significativa da carreira na repressão ao narcotráfico. Designado adjunto da Denar no fim de 2019, participou de grandes operações contra organizações criminosas e assumiu formalmente a chefia da especializada em julho de 2022.

Permaneceu no posto por cerca de três anos e sete meses, período marcado por apreensões de toneladas de entorpecentes, operações contra lavagem de dinheiro e investigações de rotas interestaduais e internacionais do tráfico.

Em março de 2024, o delegado representou o Estado no 1º Encontro Técnico para Criação da Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Entorpecentes.

O delegado foi preso preventivamente na Operação Infiltrados, que investiga um esquema de desvio de drogas apreendidas por agentes de segurança e posterior repasse dos entorpecentes a traficantes. A defesa afirma que foi surpreendida pela investigação e aguarda acesso aos autos.

Operação Infiltrados

A Operação Infiltrados, do Gaeco, investiga um esquema de desvio de drogas apreendidas por agentes de segurança, principalmente cocaína. Segundo o MPMS, parte dos entorpecentes seria omitida dos registros ou retirada de depósitos policiais e depois repassada a traficantes para retornar ao mercado ilegal. A investigação começou em outubro de 2025.

A operação cumpriu 24 mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 38 de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, e .

As investigações foram iniciadas em outubro de 2025, a partir de provas descobertas nas operações Traquetos e Blindspot, que revelaram, segundo o MPMS, a participação de vários policiais em um esquema de desvio de drogas, especialmente cocaína.

Desvio de drogas

Segundo o MPMS, o modus operandi adotado pela organização criminosa consistia no desvio de drogas apreendidas em ocorrências policiais, seja por meio da omissão — nos registros formais — de parte da droga efetivamente arrecadada, seja pela subtração de entorpecentes diretamente do depósito da delegacia.

A droga desviada seria repassada para traficantes ligados à organização criminosa, os quais seriam responsáveis por reintroduzir a droga no mercado ilícito.

Segundo a investigação, os policiais suspeitos de integrar a organização criminosa se valiam de suas funções públicas exercidas no combate à criminalidade para atuar como fornecedores para o tráfico.

Confira a lista dos presos:

  • Douglas Tobias (policial civil);
  • Neverson Vieira de Araújo (policial civil);
  • Luiz Carlos de Souza (policial civil);
  • Nelson Ricardo Barros de Oliveira (policial civil);
  • Nilton César Sales dos Santos (policial civil);
  • Alison Lemes Bezerra (policial militar);
  • Augusto Torres Galvão Florindo (ex-policial civil);
  • Vitor Ribeiro Venancio dos Santos (policial penal, que já estava preso);
  • Valdenice da Silva Goes (mãe de investigado);
  • Ana Carolina da Silva dos Santos (irmã de investigado);
  • Wesley Benites.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sem licitação, TCE-MS contrata instituto que André Mendonça saiu após escândalo no STF

Sem licitação, TCE-MS contrata instituto que André Mendonça saiu após escândalo no STF

Trump volta a criticar papa Leão XIV após pontífice falar sobre guerra contra o Irã

Papa Leão XIV defende liberdade de imprensa ao comentar veto de Trump a veículos

Infiltrados: delegado da Polícia Civil de MS e policiais são suspeitos de desviar carga de cocaína

Corregedoria da Polícia Civil de MS afasta sete investigadores por esquema de desvio de cocaína

‘Crio cachorro para matar’, diz mulher após gato ser perseguido e atacado em Bela Vista

‘Crio cachorro para matar’, diz mulher após gato ser perseguido e atacado em Bela Vista

Notícias mais lidas agora

Criminoso é preso com carregamento de pasta base de cocaína avaliado em R$ 12 milhões em Ponta Porã

Hoffman é afastado do cargo após prisão por suspeita de desvio de carga de cocaína

‘Foi pego de surpresa’, diz defesa de preso em esquema que investiga delegado por desvio de cocaína

Sequência de operações contra o tráfico revela elo com forças de segurança e até delegado em MS

Pistoleiro do CV morre em confronto com policiais em Campo Grande

Pistoleiro do CV morre em confronto com policiais em Campo Grande

Ex-presidente José Sarney é internado após sofrer queda em casa

Sarney está internado com quadro estável de pneumonia em São Paulo

Últimas Notícias

Artigos de Opinião

Amor do Brasil à ONU

José Sarney, ex-presidente da República.

Emprego e Concurso

Sesau convoca 30 médicos para ampliar atendimentos de saúde em Campo Grande

Está na lista? Em publicação do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (25), a Prefeitura da Capital convocou 30 médicos inscritos no cadastro de profissionais temporários da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Os profissionais terão carga horária que varia entre 12h, 24h e 40h semanais. A lista inclui clínico geral (15), médico da família e comunidade (2), médico ambulatorial (6), … Continued

Famosos

‘Fica quieto, tem câmera aqui’: Daniel alerta Serginho após ator dizer que quer ‘mandar umazinha’ em A Fazenda

Ele não queria deixar o reality sem dizer que ejaculou lá dentro

Trânsito

Caminhão derrama sebo e deixa pista escorregadia na saída para Sidrolândia

Motociclista passou pelo local no momento da queda de um colega, que teve leves escoriações e danos na moto