Neno Razuk aguarda julgamento de habeas corpus antes de decidir se entregar Pular para o conteúdo
Polícia

Neno Razuk aguarda julgamento de habeas corpus antes de decidir se entregar

Apontado como líder do jogo do bicho em MS, ex-deputado está foragido desde a semana passada
Gabriel Maymone -
neno deputado
Ex-deputado Neno Razuk, do PL. (Leonardo de França, Jornal Midiamax)

Os advogados do ex-deputado estadual Roberto Razuk Filho, o Neno Razuk, afirmaram que irão entrar ainda nesta terça-feira (14) com HC (habeas corpus) para tentar a liberdade do ex-deputado.

Foragido desde a semana passada, quando agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) não localizaram Neno em sua residência, o ex-parlamentar deverá aguardar a decisão da Justiça sobre o HC antes de decidir se irá se entregar às autoridades, segundo informou o advogado Ricardo Souza Pereira à reportagem do Jornal Midiamax.

A defesa de Neno conseguiu somente nesta terça-feira acesso ao mandado de prisão do ex-parlamentar, apontado como líder do jogo do bicho em Mato Grosso do Sul.

O advogado Ricardo Souza Pereira emitiu nota, confira na íntegra:

“A defesa do ex-Deputado Estadual Roberto Razuk Filho (Neno Razuk) informa que teve acesso à decisão que decretou sua prisão preventiva e que, neste momento, está realizando a análise minuciosa de seus fundamentos, a fim de adotar, com a maior brevidade possível, todas as medidas judiciais cabíveis.

A defesa buscará o pronto restabelecimento da liberdade do investigado, por entender, em análise preliminar, que a decisão não evidencia a contemporaneidade dos fatos nem aponta fato novo apto a justificar a decretação da medida extrema de prisão preventiva, circunstâncias que serão oportunamente submetidas ao crivo do Poder Judiciário.”

Enquanto isso, Neno continua foragido, e os advogados já falaram que a decisão de se entregar “compete a ele”.

Anulação de decisões

Paralelamente ao mandado de prisão, a defesa de Neno busca ainda anular decisões judiciais referentes à Operação Successione, que chegou até o clã Razuk.

Aliás, o pai de Neno, Roberto Razuk, cumpre prisão domiciliar, mas seu estado de saúde é delicado. Já os irmãos do ex-deputado, Jorge e Rafael, estão presos.

Na quinta-feira (16), a 1ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pautou julgamento de habeas corpus impetrado pelos advogados de Neno, alegando ‘incompetência de juízo’.

O HC com o pedido de incompetência de juízo de Neno foi protocolado na Justiça antes da expedição do mandado de prisão contra o ex-deputado, ainda no início de junho.

A estratégia da defesa é, basicamente, ‘ganhar fôlego’. Isso porque, caso os desembargadores da 1ª Câmara Criminal acatem o pedido da defesa, há uma série de desdobramentos favoráveis para a defesa dos acusados.

Uma delas é a possível anulação de decisões anteriores, como prisões, por exemplo. Caso a Justiça entenda a incompetência de juízo, isso significa que o processo ‘tramitou na Vara errada’. É um tipo de estratégia comum utilizada por advogados nesse tipo de operação, como na Laços Ocultos, em que o TJ reconheceu a incompetência de juízo solicitada pela defesa de um dos acusados.

Família Razuk é denunciada por exploração do jogo do bicho

Gaeco aponta família Razuk como a responsável pela exploração do jogo do bicho em MS. (Reprodução)

O MPMS, por meio do Gaeco, ofereceu denúncia contra o ex-deputado estadual Neno Razuk (PL); seu pai, o ex-deputado Roberto Razuk; e seus irmãos, Jorge Razuk Neto e Rafael Godoy Razuk.

A peça acusatória, protocolada no dia 10 de dezembro de 2025 no âmbito da 4ª fase da Operação Successione, aponta o clã como a cúpula de uma organização criminosa armada dedicada à exploração ilegal de jogos de azar, utilizando-se de corrupção, lavagem de dinheiro e roubos para assegurar o monopólio da contravenção no Estado.

Ao todo, 20 pessoas foram denunciadas. O MPMS requer, além da condenação pelos crimes imputados, o pagamento de R$ 36 milhões a título de reparação de danos, conforme o artigo 7º, inciso I, da Lei de Lavagem de Dinheiro. Em janeiro de 2026, a 4ª Vara Criminal de Campo Grande acatou a denúncia do MPMS.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura fecha acolhimento no Parque Ayrton Senna na noite desta terça-feira

Neymar e Nyland bateram boca no jogo que eliminou Brasil da Copa. (Fotos: Reprodução, FIFA)

‘Espero que me perdoe’: goleiro da Noruega se pronuncia após boato de que se desculpou com Neymar

Gabriella Augusto rebate posicionamento do ex, Cartolouco, nesta terça-feira (14).

Ex de Cartolouco rebate posicionamento e diz que influencer ameaçou sua vida

Marceneiro que teve rosto desfigurado durante roubo de moto passa por cirurgia na Santa Casa

Notícias mais lidas agora

Dona de brechó virou laranja da sogra por 1% do lucro em esquema de corrupção na saúde

neno deputado

Neno Razuk aguarda julgamento de habeas corpus antes de decidir se entregar

Grupo que usava IA com crianças doentes para golpes é alvo de ação em MS e mais 4 estados

Encontrada morta no Inferninho trabalhou com suspeitos em esquema de agiotagem

Últimas Notícias

Cotidiano

Brincadeira raiz ou falta de respeito? Crianças tocando campainha acende debate nas redes

Convivência exige respeito mútuo e bom senso e crianças devem aprender sobre limites

Política

Câmara de Campo Grande define vereadores da Comissão de recesso parlamentar

A próxima sessão na Casa de Leis da Capital está prevista para acontecer dia 04 de agosto

Política

Maicon e líder da prefeita protagonizam novo bate-boca na Câmara

Beto Avelar anuncia representação criminal contra Maicon Nogueira após trocas de acusações em plenário

Cotidiano

Aprovados em concursos da Sejusp-MS se unem em campanha de doação de sangue

Ação será realizada no Hemosul de Campo Grande