Assentamentos recebem áreas do Incra e garantem funcionamento de escolas e igrejas em MS Pular para o conteúdo
Política

Assentamentos recebem áreas do Incra e garantem funcionamento de escolas e igrejas em MS

Deputado federal Vander Loubet acompanhou a entrega de títulos e defendeu a cessão da terra
Thalya Godoy -
Entrega foi feita em Campo Grande. (Ascom Vander Loubet)

Novas autorizações e cessões de uso de áreas públicas do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foram entregues, na última sexta-feira (11), em Mato Grosso do Sul. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Foram formalizados CCUs urbanos, escolares, sociais, comunitários e religiosos em seis municípios: , , Guia Lopes da Laguna, Jaraguari e Nova Alvorada do Sul

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) explica que as áreas da União permanecem sob domínio público, mas passam a ser legalmente utilizadas por prefeituras, associações e instituições religiosas para fins comunitários, educativos, produtivos e espirituais.

“Este ato é mais uma demonstração concreta de que o Governo Federal caminha lado a lado com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. A regularização do uso dessas áreas fortalece a cidadania, a segurança jurídica e a produção de alimentos, além de garantir dignidade, estrutura e fé para as famílias assentadas”, afirmou Loubet.

Projetos contemplados

A medida garante o funcionamento de escolas, centros comunitários, currais coletivos, templos e igrejas. Entre os projetos contemplados estão o assentamento como Guaicurus (Bonito), Bebedouro e Santa Luzia (Nova Alvorada do Sul), Rio Feio (Guia Lopes da Laguna), Floresta Branca (Eldorado) e Estrela Jaraguari (Jaraguari). 

Em Jaraguari, a cessão é direcionada para a Igreja Pentecostal Verdadeira Luz e para a Paróquia São Leopoldo Mandic, da Arquidiocese de .

“A luta pela reforma agrária não termina com o acesso à terra. Ela continua com o apoio à infraestrutura, ao cooperativismo, à fé e à vida digna no campo”, apontou o deputado.

O evento foi conduzido pelos superintendentes regionais do Incra, Paulo Roberto da Silva, e do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Marina Nunes Viana. Compareceram também lideranças locais, representantes de movimentos sociais, instituições religiosas e gestores públicos dos municípios contemplados.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Enchentes e alagamentos lideram preocupações ambientais nas capitais 

Polícia faz prisões e apreende veículo usado em dupla tentativa de homicídio em Rio Brilhante

Lideranças pedem ação conjunta sobre clima, biodiversidade e solo

Homem morre após atirar contra guarnição da PM em Bonito

Notícias mais lidas agora

Mato Grosso do Sul não será atingido por novo tarifaço dos Estados Unidos

Ex-vereador Paulo Lands deixa secretaria da Juventude após denúncia de assédio

consórcio

Usuários questionam Consórcio Guaicurus sobre segurança nos ônibus: ‘Tem como piorar?’

Setor de embalagens de papel registra recorde de vendas em abril

Últimas Notícias

Brasil

Sanções internacionais contra Justiça brasileira preocupam Fachin

Também ressaltou que os ataques contra cortes constitucionais têm ocorrido em diversos países

Cotidiano

TRF3 confirma a concessão de salário-maternidade em razão de parto de natimorto em MS

INSS indeferiu o pedido na via administrativa por falta de comprovação do período de carência

Brasil

Febraban rebate críticas dos EUA ao Pix e nega barreira à concorrência

A Febraban ressaltou que o Pix não tem fins comerciais

Polícia

Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio em Ladário

Militares entraram no imóvel e localizaram a vítima com diversos ferimentos