A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou em segunda discussão, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei 34/2026, que fixa reajuste de 3,81% para os servidores públicos estaduais. A votação foi marcada por mudança de posição.
Na sessão de ontem, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) votou a favor, mas hoje foi contrário.
“Hoje, este projeto está em segunda votação, que é sobre o mérito do projeto. E, no mérito, eu não posso concordar com a proposta do governo, que concede somente 3,81% de reajuste salarial, que não cobre nem a inflação do período, que foi de 4,17%. Quero também deixar claro que foi apresentada uma emenda para reajuste de 7%. E até essa emenda, ela não passou na Comissão de Constituição e Justiça. Portanto, ela nem veio aqui para o plenário para ser votada. E eu quero dizer que, infelizmente, o projeto de reajuste salarial dos servidores é uma prerrogativa do governo”, justificou.
Presidente da Alems, Gerson Claro explicou que o percentual é apenas revisão salarial, não aumento real.
“A revisão define RGA, é revisão geral anual, a base é a revisão, não tem nada de reajuste. A legislação eleitoral limita. Então, misturar reajuste com RGA, tecnicamente, é errado. Não é reajuste que está sendo votado, é revisão geral anual, vale para todos os poderes, só pra deixar a gente traduzir tecnicamente, pra não dizer que a gente votou e que é mau”, esclareceu.
Ontem, a matéria foi aprovada por 13 a 3. A votação foi marcada por forte discussão entre deputados governistas e da oposição.
🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp
Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.
✅ Clique aqui para participar
(Revisão: Nichole Munaro)







