Prefeitos debatem impactos da reforma tributária no 4º Congresso dos Municípios de MS Pular para o conteúdo
Política

Prefeitos debatem impactos da reforma tributária no 4º Congresso dos Municípios de MS

Governador Eduardo Riedel fez palestra de encerramento
Dândara Genelhú -
prefeitos
Governador Eduardo Riedel palestrou no evento (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

O 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul colocou os impactos da reforma tributária no centro dos debates. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Thalles Henrique Tomazelli, afirmou que a busca por conhecimento sobre o tema é coletiva entre os prefeitos sul-mato-grossenses.

Assim, durante dois dias, na terça (9) e quarta-feira (10), os gestores participaram de palestras e debates sobre o tema. “Um dos maiores anseios nossos, como gestor, é a gente poder conhecer mais o que é a reforma tributária”, disse Thalles.

O prefeito afirmou que buscam entendimento em “relação às instituições de ICMS, instituições de ISS, imposição de IBS, mas nós estamos num período de transição agora, que vai até 2033”.

Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul aconteceu em . (Marcos Ermínio, Midiamax)

Impactos

As palestras e troca de conhecimento trazem à conversa os impactos que a transição da reforma pode causar aos municípios. “Obviamente que, de primeiro plano, a gente já olha as finanças públicas dos nossos municípios. Afinal de contas, a gente tem recursos, nós temos programas e aplicabilidade, que é reverter tudo isso em prol do cidadão”.

Por isso, o presidente da Associação disse que “o anseio nosso é a gente ter um pouco de segurança com o futuro fiscal dos nossos municípios”.

“Foi um dos principais pontos abordados no Congresso, tanto no dia 9 de ontem, quanto hoje, quanto no dia 10”, destacou.

prefeitos ms reforma
Evento reuniu prefeitos dos municípios de Mato Grosso do Sul. (Marcos Ermínio, Midiamax)

Debates técnicos

O governador Eduardo Riedel (PP) esteve presente no Congresso e realizou palestra de encerramento. Então, defendeu que o evento une os gestores, gerando reconhecimento de pautas semelhantes nos 79 municípios de MS.

“Consegue trazer para dentro do encontro aquele que é muitas vezes o assunto do momento, a angústia, a discussão que ocorre entre os gestores na própria experiência”, disse.

Contudo, pontuou que o diferencial é a elevação do assunto para o “ambiente mais técnico, mais orientado e direcionado”. “É uma grande oportunidade para os gestores não só se encontrarem, trocarem experiências, mas poderem ouvir os maiores especialistas em cada área”, afirmou durante a coletiva.

O diretor do Sebrae-MS, Luiz Aurélio Adler, pontuou que o encontro fortalece os municípios. “Quando a gente consegue conciliar com o diálogo, com o objetivo e com o povo, as coisas acontecem”, disse.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

ProfHistória da UEMS abre seleção para alunos especiais e vinculados

Lembra dele? Ator de ‘X-Men’ é diagnosticado com câncer raríssimo

Batalhão da PM em Dourados passa a ter primeira comandante mulher

Bill Gates diz que Epstein tentou chantageá-lo com dados sobre sua infidelidade no casamento

Notícias mais lidas agora

‘Sem melhorias, sem dinheiro’, diz Adriane após Consórcio atrelar solução a mais verba pública

Morte de pacientes em clínica de hemodiálise vira investigação em Campo Grande 

Irmão do prefeito de Bandeirantes é detido com combustível roubado

Drive-thru da Sustentabilidade começa quinta-feira com coleta de recicláveis e agasalhos

Últimas Notícias

Polícia

Amigas são indiciadas após tutora abandonar cão com doença congênita em Campo Grande

Agora, o animal foi resgatado por uma proterora

Polícia

Acusado de tentar matar ex-mulher e homem que estava na casa dela será julgado na quinta-feira

Crime aconteceu em janeiro de 2025, no Jardim Canguru

Política

MS é forte em temas que geram guerras mundiais atualmente, diz Riedel em congresso

Governador do Estado pontua que MS é pauta na segurança alimentar e geração de energia

Polícia

Dupla que matou Thalis estava em Maracaju para executar membros do Comando Vermelho

Thalis Eduardo Assis de Souza foi morto após um desentendimento