Recebi um vídeo e desconfio que é falso; onde posso denunciar fake news eleitoral? Pular para o conteúdo
Política

Recebi um vídeo e desconfio que é falso; onde posso denunciar fake news eleitoral?

O principal canal oficial para denúncias é o aplicativo Pardal, desenvolvido pelo TSE
Anna Gomes -
Justiça Eleitoral investiga suspeita de falsidade ideológica entre primas em Campo Grande
(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Com a aproximação das eleições, cresce também a circulação de notícias falsas, vídeos manipulados e conteúdos enganosos sobre candidatos, urnas eletrônicas e o processo eleitoral. Para combater a desinformação, o melhor caminho é denunciar o material aos órgãos competentes e às plataformas digitais, evitando o compartilhamento da mensagem.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), antes de fazer a denúncia, é importante preservar as provas. A orientação é registrar capturas de tela da publicação, salvar vídeos, áudios e links, além de anotar informações como o perfil ou grupo de origem, a data e o horário da postagem. Também é recomendado não repassar o conteúdo para outras pessoas, para evitar ampliar seu alcance.

Ferramentas

O principal canal oficial para denúncias é o aplicativo Pardal, desenvolvido pelo TSE. Disponível gratuitamente para Android e iOS, a ferramenta permite comunicar casos de propaganda eleitoral irregular, deepfakes, conteúdos produzidos por inteligência artificial sem identificação, pesquisas eleitorais falsas, perfis falsos de candidatos e outras irregularidades. Após o envio da denúncia, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do caso.

Além do aplicativo, o TSE também recebe denúncias por meio do portal oficial e de outros canais de atendimento. Já situações que possam configurar crime eleitoral, como campanhas coordenadas de desinformação, calúnia, difamação ou informações falsas sobre o funcionamento da votação, podem ser encaminhadas ao MPE (Ministério Público Eleitoral), responsável por investigar possíveis infrações à legislação.

As próprias plataformas digitais também oferecem mecanismos de denúncia. WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e X (antigo Twitter) permitem que usuários sinalizem conteúdos considerados falsos ou enganosos, o que pode acelerar a análise e eventual remoção das publicações.

Outra alternativa é encaminhar o conteúdo para agências independentes de checagem de fatos, como Agência Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica, AFP Checamos e Agência Pública. Embora essas instituições não tenham poder para retirar publicações do ar, as verificações produzidas podem subsidiar decisões do TSE e das plataformas.

Nos casos em que a desinformação configure crime, também é possível registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil, especialmente nas delegacias especializadas em crimes cibernéticos, ou acionar a Polícia Federal quando houver indícios de atuação organizada em âmbito nacional.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
rachel sheherazade

Rachel Sheherazade chama polícia para Uber que não quis trocar canal de rádio e a expulsou do carro

OMS declara emergência global de saúde por surto de ebola no Congo e em Uganda

Segunda maior epidemia de ebola aumenta para mais de 3.500 casos e 1.556 mortes na RDC

Hospital Cassems de Ponta Porã celebra 19 anos como pilar da saúde na fronteira

Hospital Cassems de Ponta Porã celebra 19 anos como pilar da saúde na fronteira

Nenhuma mulher deve sofrer intimidação, diz Vander após Camila Jara ser barrada na Fiems

Nenhuma mulher deve sofrer intimidação, diz Vander após Camila Jara ser barrada na Fiems

Notícias mais lidas agora

Longen me barrou por defender investigação de licitações suspeitas da Fiems, diz Camila

Longen me barrou por defender investigação de licitações suspeitas da Fiems, diz Camila

MP sobre renegociações de divídas rurais deve ser editada em breve, prevê Tereza Cristina

Tereza Cristina diz que PP seguirá neutro na disputa presidencial

Nenhuma mulher deve sofrer intimidação, diz Vander após Camila Jara ser barrada na Fiems

Nenhuma mulher deve sofrer intimidação, diz Vander após Camila Jara ser barrada na Fiems

Mulher teve hematomas no joelho e ombro

Com 5 casos de feminicídio em um mês, julho se torna o mais violento e MS tem 18 mulheres mortas 

Últimas Notícias

Cotidiano

Treinamento capacita 50 socorristas para salvamento veicular em Campo Grande

Curso reuniu integrantes do Corpo de Bombeiros e instrutores que atuam em resgates

Política

Longen me barrou por defender investigação de licitações suspeitas da Fiems, diz Camila

Exposição a tratamento ofertado por Longen ocorre em meio a sinalização da CGU para investigar esquema milionário na Fiems

Famosos

Querido ou arrependido? Shawn Mendes provoca choro em fã no RJ ao negar pedido singelo, mas volta atrás

Para a brasileira, o momento com o cantor representou um dos dias mais especiais de sua vida

Esportes

Fim de semana tem jogo histórico do Pantanal e definição da Série B do Estadual

Futebol em MS será movimentado por partidas decisivas