Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS inicia preparação de mais de 8 mil urnas eletrônicas para o segundo turno

Procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas começou, nesta terça-feira (13), no Fórum Eleitoral, para a 8ª e 35ª Zona Eleitoral, em Campo Grande
Thalya Godoy -
TRE-MS inicia preparação de mais de 8 mil urnas eletrônicas para o segundo turno
Procedimento de preparação segue até as 19h. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) prepara mais de 8 mil urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições 2026, em 25 de outubro. O procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas começou, nesta terça-feira (13), no Fórum Eleitoral, para a 8ª e 35ª Zona Eleitoral, em . 

São 7.106 urnas eletrônicas e as demais são usadas como reserva caso algum aparelho apresente problemas durante o dia de votação. 

O responsável pelas urnas eletrônicas, Domingos Sávio de Souza Ribeiro Bastos, explica que são inseridas mídias com os nomes dos candidatos. Em Mato Grosso do Sul, os eleitores vão às urnas para votar no próximo presidente da República, entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). 

O servidor explica que, no segundo turno, esse procedimento de carregamento das mídias nas urnas eletrônicas é mais rápido. 

“No primeiro turno, é transferida para dentro da urna eletrônica a parte da sessão eleitoral, dados da sessão, dados dos eleitores e os dados dos candidatos. O segundo turno são dados mais leves. Essas informações de eleitor, de sessão, de candidatos já estão praticamente dentro da urna, então o segundo turno é praticamente uma ativação dos candidatos que estão no segundo turno”, aponta. 

As urnas eletrônicas que foram utilizadas no primeiro turno continuaram nos cartórios no interior e devem passar pelo mesmo procedimento até a próxima semana. 

Cada urna eletrônica recebe uma mídia para o segundo turno. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Sobre a segurança das informações, Domingos Sávio garante que os procedimentos e a infraestrutura asseguram a proteção dos dados no dia da votação.

“Eu utilizei votação em cédula [nas décadas passadas] e é muito mais fácil provocar falha no papel, na caneta e com pessoas manuseando os dados do que na urna eletrônica. Ela já está programada, tem todo o processo de certificação e assinatura digital. Os partidos verificaram isso lá em , a exemplo da OAB, da Polícia Federal”, exemplifica. 

A expectativa é de que a votação seja mais rápida no segundo turno devido ao menor número de cargos em disputa. O primeiro turno em Mato Grosso do Sul, em 4 de outubro, ocorreu em meio à chuva, o que dificultou a logística e a ida às urnas. 

“Essas sessões mais distantes exigem mais atenção. Elas são tratadas com toda essa atenção, mesmo, tem toda uma logística especial específica para que os dados cheguem de forma principalmente segura”, garante. 

🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp

Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.

✅ Clique aqui para participar

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Instabilidade na Vivo afeta chamadas de emergência para o Samu de Dourados

Instabilidade na Vivo afeta chamadas de emergência para o Samu de Dourados

Gostou da primeira? Feira nova em Campo Grande confirma 2ª edição na Praça da Mandioca

Gostou da primeira? Feira nova em Campo Grande confirma 2ª edição na Praça da Mandioca

Fachin vota por separar casos de Alexandre de Moraes e André Mendonça no STF

Fachin e diretor da PF se reúnem no STF para tratar de menções de ministros no caso Master

TSE suspende propaganda de Lula que associa Flávio Bolsonaro ao caso Master

Com aval de MS, MDB oficializa apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno

Notícias mais lidas agora

‘Prender meio mundo’: como operação do Gaeco vazou para rivais políticos dos alvos em MS

‘Prender meio mundo’: como operação do Gaeco vazou para rivais políticos dos alvos em MS

Flávio tem 53,1% e Lula 46,9% dos votos válidos, diz DataTrends

Pesquisa que acertou 1º turno mostra Flávio com 53% contra 44% de Lula de votos válidos

Investimentos no Sicredi: Guia completo para fazer seu dinheiro render mais

Investimentos no Sicredi: Guia completo para fazer seu dinheiro render mais

Adolescentes invadem escola no Paraná e destroem cerca de 400 ovos

Adolescentes invadem escola no Paraná e destroem cerca de 400 ovos

Últimas Notícias

Polícia

“Projeto Dia das Crianças”: Comando Vermelho usava data comemorativa para atrair comunidades em MS

Duas mulheres foram presas promovendo eventos em nome da facção

Cotidiano

Justiça determina afastamento de duas gestoras da Sesau após denúncias de assédio

Decisão ocorreu após pedido de tutela de urgência apresentado pelo MPT-MS

Brasil

Flávio Bolsonaro afirma que não vai a debate de emissora no próximo domingo

Candidato à Presidência disse que participará de ato junto a Tarcísio (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) no mesmo dia

Política

‘Não é questão de ideologia, mas de equilíbrio’, diz Nelsinho Trad sobre fim da escala 6×1

Proposta que prevê o fim da escala 6x1 tramita no Senado Federal nesta semana