Vereadores de Dourados desistem de eleição antecipada e prometem reforma em regimento Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Dourados desistem de eleição antecipada e prometem reforma em regimento

Decisão ocorre após pressão do MPMS, que apontava irregularidade na eleição da Mesa Diretora, marcada para segunda-feira (6)
Vinicios Araujo -
Vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara de Dourados, sob presidência de Liandra Brambila. (Foto: Divulgação/CMD)

A Câmara Municipal de recuou e cancelou a eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028, que estava agendada para acontecer na próxima segunda-feira, dia 6 de julho.

A reviravolta aconteceu após recomendação da 16ª Promotoria de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que apontava a inconstitucionalidade do pleito devido à antecipação excessiva.

Em nota oficial divulgada pela Casa de Leis, a Mesa Diretora confirmou que a Sessão Extraordinária foi cancelada e que o pleito será remarcado para outubro, prazo legal à luz da Constituição.

Além disso, o Legislativo municipal se comprometeu a realizar uma reforma no Regimento Interno para adequar os critérios locais de votação de forma definitiva aos parâmetros exigidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Alinhamento com o STF

O estopim para o cancelamento foi a interferência do MPMS, que alertou a presidência do Legislativo sobre o descumprimento do marco temporal fixado pelo STF.

A jurisprudência da Suprema Corte determina que votações internas para as chefias dos parlamentos só podem acontecer a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato.

Assim, a tentativa da Câmara de realizar a votação em julho gerava um distanciamento de seis meses do prazo constitucional, configurando irregularidade.

A nota da Câmara esclarece que a decisão de recuar foi tomada de forma consensual após uma análise técnica realizada pela Presidência, pela Mesa Diretora e pela Procuradoria Legislativa, em um “diálogo institucional com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul” focado na busca por segurança jurídica.

A sessão agora será agendada apenas para uma “data compatível com os parâmetros atualmente adotados pela Suprema Corte”.

Reforma do Regimento Interno

Para evitar novos impasses jurídicos, o parlamento douradense anunciou que encaminhará uma proposta de emenda legislativa para reformular suas regras internas de funcionamento, conforme recomendação do promotor.

O objetivo é “incorporar expressamente o entendimento jurisprudencial consolidado pelo Supremo Tribunal Federal, estabelecendo critérios objetivos para futuras eleições da Mesa Diretora”, livrando o texto atual da brecha que permitia a antecipação.

A Casa de Leis se defendeu afirmando que, até receber a notificação do Ministério Público, o tema vinha sendo conduzido de maneira legal e com o respaldo da maioria absoluta dos vereadores, com base nas normas regimentais vigentes no município.

No entanto, diante do entendimento apresentado pelo Ministério Público à luz das decisões do STF, optou-se pelo recuo.

Posicionamento da Presidência

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Liandra Brambilla, confirmou ao Jornal Midiamax que a recomendação será acatada.

“Nossa preocupação sempre foi conduzir todo o procedimento com responsabilidade e respaldo jurídico. A Câmara buscou previamente orientação da Procuradoria Legislativa, formalizou todos os atos necessários e, diante da recomendação apresentada pelo Ministério Público, entendemos que o melhor caminho é prestigiar a segurança jurídica e promover a atualização do nosso Regimento Interno, garantindo maior clareza para os próximos processos eleitorais da Casa”, afirmou a parlamentar.

Com a decisão de acatar a recomendação do Ministério Público dentro do prazo estipulado, o Legislativo afasta o risco de judicialização imediata e a possibilidade de sofrer penalidades.

🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp

Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para participar

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ataque a comboio que terminou na morte de ‘Apolo’, polícia faz buscas por suspeitos em Corumbá

Campo-grandense realiza sonho de correr 42 km após ficar dois meses em cadeira de rodas

‘Quem atira para matar leva tiro para morrer’, diz Coronel David sobre ataque a comboio em Corumbá

Mesmo com apreensão de Dodge RAM, influenciador Rincon encontra ganhador do prêmio em Dourados

Notícias mais lidas agora

Comboio da PM é atacado e faccionado do PCC é executado em Corumbá

Confira onde assistir a Brasil x Noruega e México x Inglaterra neste domingo

Com aditivo, contrato de TI da Câmara de Campo Grande salta para R$ 3,77 milhões

Morto durante ataque ao Bope teria dirigido carro utilizado na execução de PM em Corumbá

Últimas Notícias

Esportes

Éderson ou Endrick? Lesão de Paquetá abre disputa por vaga contra a Noruega

O campo-grandense Éderson entrou apenas em uma partida na Copa, contra o Haiti, na fase de grupos

Polícia

Discussão por celular deixado como penhora por droga teria motivado assassinato em Três Lagoas

O suspeito foi preso em flagrante após revelar o crime para a mãe

Política

Não há equivalência com RJ sobre conflitos entre facções e ataque a comboio em MS, diz Barbosinha

Faccionado do PCC era um dos suspeitos na morte de PM em Corumbá e foi morto durante ataque a comboio do Bope no último sábado (4)

Polícia

VÍDEO: imagens registram correria de moradores durante tiroteio no Nova Lima

Moradores relatam susto após tiroteio que terminou com suspeito morto por guarda em tabacaria no Nova Lima