A Prefeitura de Aquidauana — a 141 km de Campo Grande — reabriu licitação que visa asfaltar ruas do distrito de Piraputanga. A intenção é melhorar as condições de circulação de moradores e turistas, em especial nas imediações da Praça Central. A expectativa é de gastar até R$ 1,45 milhão.
🚨 Não perca nada! Entre no nosso canal de Política no WhatsApp e receba notícias direto no seu celular
Conforme publicado nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial de Aquidauana, a Concorrência Eletrônica 4/2026 ocorreria em 24 de fevereiro deste ano. Contudo, diante da necessidade de adequação do projeto — entre outras considerações —, a licitação foi suspensa.
Agora, o município republicou o edital de concorrência para reabertura integral do prazo para apresentação de propostas. A sessão pública ocorrerá em 21 de julho, a partir das 9h (de Brasília). A documentação sobre as obras para asfaltar vias de Piraputanga está disponível no Portal de Transparência da Prefeitura de Aquidauana, na plataforma BNC e no PNCP (Portal Nacional de Contratações Públicas).
A previsão é de gastar até R$ 1.457.864,43 nos serviços de pavimentação e drenagem, incluindo calçadas e meios-fios. O futuro contrato terá vigência de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.
Asfaltar ruas de Piraputanga atende a moradores e turistas
Conforme a documentação, a licitação pretende atender às necessidades de “adequação estrutural, melhoria da mobilidade urbana e garantia de condições adequadas de segurança e salubridade para os moradores e visitantes do Distrito de Piraputanga”.
Assim, o termo de referência salienta que Piraputanga registra “aumento significativo na circulação de pessoas e veículos”. Dessa forma, aumentou a demanda “por infraestrutura viária e sistemas de drenagem eficientes”.
Os acessos à Praça Central e à Estrada Parque “apresentam condições precárias de trafegabilidade, com trechos sem pavimentação e ausência de drenagem adequada”. Como resultado, ocorreriam “alagamentos frequentes, acúmulo de lama e poeira, além de riscos à saúde, à segurança da população e prejuízos às atividades turísticas locais”.
Locais das obras
A documentação aponta que as obras se concentram nas Ruas Nilo Peçanha (entre as Ruas Manoel Aguiar e Antônio Soares Ribeiro) e em trechos das Ruas Antônio Soares Ribeiro, Luiz de Miranda Horta e João de Deus Alves da Cunha.
Nestas três últimas, devem-se asfaltar trechos entre as antigas Ruas D e E de Piraputanga.
🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp
Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.
✅ Clique aqui para participar
(Revisão: Dáfini Lisboa)









