A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul formalizou a contratação de R$ 8.449.972,12 com a empresa Gascat Comércio Indústria Ltda. para aprimorar a infraestrutura de fornecimento.
A oficialização da despesa foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (10), por meio do extrato do contrato CT-024/2026.
Assim, a compra é de estações de redução de pressão e medição de vazão de gás natural. O pacote técnico também inclui peças de segurança para a rede, como válvulas de bloqueio automático e válvulas de bloqueio manual.
O instrumento contratual foi emitido em 30 de julho de 2026, mas passa a ter efeitos legais a partir de sua publicação em diário. O contrato foi assinado por Fabricio Marti e Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, pela direção da estatal de gás, e por Gustavo Primi Nieto, gerente-geral da empresa fornecedora.
Projetos distintos
Segundo a comunicação da MSGás, o contrato com a empresa é referente a dois processos licitatórios distintos, voltados para a expansão e modernização da infraestrutura de fornecimento.
Um deles é a Estação Inocência (Processo LCE 007/2026), referente à implantação de um complexo de redução de pressão e medição fiscal dedicado ao atendimento da indústria Arauco. A estrutura contará com uma estação voltada ao gasoduto principal para reduzir a pressão de operação de 50 kgf/cm² para 35 kgf/cm², além de uma estação secundária com vazão máxima projetada de 15.800 m³/h para entrega ao cliente final a 15 kgf/cm².
O projeto inclui tecnologia de controle de temperatura (pré-aquecedores) e, como critério rígido de segurança operacional, a instalação de duas válvulas de bloqueio automático no gasoduto para isolamento imediato do fluxo em caso de qualquer sinistro.
O outro é a Estação Campo Grande (Processo LCE 011/2026), referente à ampliação e modernização de uma estação já existente, que passará de uma capacidade atual de 1.000 m³/h para 10.000 m³/h. Inicialmente projetada para atender ao polo Indubrasil, a estação agora será integrada ao fornecimento de todo o núcleo urbano de Campo Grande, em sinergia com a conclusão da nova rede da Avenida Duque de Caxias.
O salto na capacidade tem como objetivo garantir estabilidade na pressão de fornecimento e proporcionar maior flexibilidade operacional, permitindo que esta estação funcione como um backup seguro para o sistema da capital durante manutenções
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Nichole Munaro)




