Há um ano, a Unimed Campo Grande e a Maternidade Cândido Mariano uniam tradição, tecnologia e humanização, criando um ambiente para transformar a experiência do nascimento. Desde então, o Espaço Unimed Campo Grande tem sido cenário de encontros, emoções e histórias que reforçam o verdadeiro significado do cuidado.
Assim aconteceu com a técnica de enfermagem Alexia Nicole dos Santos Miranda, 27 anos. O que começou com a realização do sonho de ter um menino para completar a família, ganhou capítulos inesperados ainda no início da gestação.
Com 26 semanas, um descolamento de placenta resultou em um procedimento cirúrgico para prolongar a gravidez.
A partir daquele momento, cada dia tornou-se uma conquista. Alexia passou a ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer as melhores condições para ela e seu bebê. No dia 1º de maio, na 29ª semana de gestação, entrou em trabalho de parto e deu à luz ao pequeno Allan, que nasceu com 39 centímetros e 1,735 quilo.
‘Sabia que ele estava sendo bem cuidado’, fala mãe sobre momentos longe do pequeno

“Foi tudo muito rápido e assustador, porque era um bebê muito pequeno. Minha maior dúvida era saber se eu ouviria meu filho chorar quando ele nascesse, e ele chorou super forte. Quando eu peguei ele nos meus braços, foi o melhor momento do mundo”, relembra Alexia.
Após o nascimento, Allan permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva para ganhar peso e continuar seu desenvolvimento, cercado pelo cuidado de médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais. Ali, mostrou, mais uma vez, sua força e capacidade de superação.
“Apesar de não ficar com ele o tempo todo na UTI, sabia que ele estava sendo bem cuidado, com carinho e a atenção que ele precisava. Isso me dava forças e me deixava mais tranquila”, conta a mãe.
Dra. Analícia Neves Fiorentino, ginecologista e obstetra, que acompanhou a família durante todo o processo de internação até o parto, destaca que o resultado positivo foi fruto de um trabalho construído por muitas mãos. “Contávamos com uma equipe multiprofissional extremamente comprometida. Enfermagem, técnicos, psicologia, assistência social e médicos, que atuaram de forma integrada, com o mesmo objetivo: tornar aquele período de internação o mais seguro e confortável possível, tanto do ponto de vista clínico quanto emocional. Essa união fez toda a diferença na condução do caso”.
Allan teve alta hospitalar aos 46 dias de vida
Na última segunda-feira (15), aos 46 dias de vida, Allan recebeu alta hospitalar e, finalmente, seguiu para casa com seus pais e a irmã mais velha, cheio de saúde e cercado de amor.
Para Alexia, a estrutura física do espaço, o cuidado e o acolhimento recebidos desde o começo foram fundamentais. “Eu não tenho do que reclamar, porque todos foram bem atenciosos, conversavam comigo a todo momento, tentavam me acalmar o máximo possível, porque eu estava muito, muito nervosa. Então é só agradecer tudo o que fizeram por mim, pelo meu filho e pela nossa família”.
Diretor administrativo da Unimed Campo Grande, Filipe Vieira, ressaltou os pilares da parceria entre a cooperativa médica e a maternidade. “Ao longo deste primeiro ano de parceria, colhemos muitos frutos positivos, como o caso da Alexia e do Allan, que teve um final feliz apesar dos desafios. Além de uma estrutura moderna e de uma assistência humanizada, essa parceria reforça os pilares da Unimed Campo Grande e da Maternidade Cândido Mariano, de oferecer cuidado e acolhimento de excelência às famílias”.
Histórias como a da família de Alexia reforçam o verdadeiro significado dessa parceria que deu certo: cuidar das mamães e bebês em cada etapa, com acolhimento e humanização.








