A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta semana o primeiro medicamento não hormonal para tratar sintomas causados pela menopausa. A resolução foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (23).
Os sintomas a serem tratados incluem episódios repentinos de calor intenso, que podem ser acompanhados de sudorese e rubor, predominantemente na cabeça, no pescoço, no peito e na parte superior das costas.
Esses sintomas são causados por alterações neurológicas no cérebro, relacionadas à menopausa, envolvendo neurônios KNDy. Antes desse período, há um equilíbrio entre os hormônios estrogênio e uma proteína chamada neurocinina B, que regula o centro de controle da temperatura.
O quadro ocorre porque, à medida que o corpo passa pela menopausa, os níveis de estrogênio diminuem, o que altera esse equilíbrio e pode levar a sintomas vasomotores.
O medicamento aprovado é o Veoza™ (fezolinetanto), que impede a ligação da neurocinina B aos seus alvos no cérebro, reduzindo assim o número e a intensidade das ondas de calor e dos suores noturnos.
Estudos demonstraram que, em média, durante quatro semanas de tratamento, o medicamento reduziu as ondas diárias de calor em 53%. A intensidade dos sintomas também foi menor entre as mulheres que tomaram Veoza, em comparação com aquelas que receberam placebo.
A Resolução 2.430/2026 pode ser conferida no DOU (Diário Oficial da União).
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Nichole Munaro)









