Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após calorão acima de 40ºC, Inmet emite alertas para tempestades e queda de temperatura em MS

Condições atingem a Capital e os demais 78 municípios de Mato Grosso do Sul
Idaicy Solano -
Chuva chega a Campo Grande em pancadas isoladas e ‘dá trégua’ ao calorão desta sexta
Tempestade em MS. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo (de perigo potencial) do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para declínio de temperatura e tempestades. A mudança de tempo está prevista para ocorrer durante o feriadão prolongado, a partir deste sábado (5), devido ao avanço de uma frente fria no Estado.

O alerta para tempestades tem início à meia-noite de sábado e se estende até às 23h59. Conforme o Inmet, são esperados acumulados de chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos de 60 km/h e eventual queda de granizo. Além disso, há leve risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Também podem ocorrer tempestades pontuais, acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo, conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Em algumas localidades, os acumulados de chuva podem superar 30 a 40 mm em 24 horas.

Já o aviso de declínio de temperatura prevê que os termômetros caiam em até 5 °C a partir da meia-noite do domingo (6). A partir de segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil, o tempo volta a ficar firme em boa parte de Mato Grosso do Sul, devido ao avanço de uma massa de ar fria e seca no Estado.

É esperada a queda das temperaturas, especialmente nas regiões centro-sul do Estado. As temperaturas mínimas poderão atingir valores entre 8°C e 10°C, com possibilidade de registros abaixo dos 6°C na segunda (07).

MS registrou calor acima de 40ºC

As mudanças climáticas ocorrem logo após as cidades sul-mato-grossenses Pedro Gomes e Corumbá registrarem calorão acima dos 40ºC nesta sexta-feira (4). Os municípios estão localizados nas regiões Norte e Pantaneira e tiveram as maiores temperaturas do Estado. Os termômetros chegaram a atingir 40,6ºC e 40,2°C, respectivamente, durante o pico de calor. Também figuraram entre as cidades mais quentes (39ºC), Água Clara (39°C) e (35ºC).

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
VÍDEO: Bombeiro confirma risco de novos desabamentos em obra que matou dois no Aero Rancho

CREA-MS aguarda informações para avaliação técnica sobre obra que desabou em Campo Grande

Perícia ainda deve identificar causa de desabamento em obra com mortes no Aero Rancho

Perícia ainda deve identificar causa de desabamento em obra com mortes no Aero Rancho

Programa Mulheres Mil

Programa Mulheres Mil oferece 210 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em MS

Não reconheceram? Atriz de ‘Diários do Vampiro’ é expulsa de tapete vermelho em Veneza

Não reconheceram? Atriz de ‘Diários do Vampiro’ é expulsa de tapete vermelho em Veneza

Notícias mais lidas agora

Candidato ao Senado, Vander cobra afastamento de Moraes e investigação de Mendonça

Candidato ao Senado, Vander cobra afastamento de Moraes e investigação de Mendonça

Oshiro defende mudanças no Senado para destravar impeachment de ministros do STF

Oshiro defende mudanças no Senado para destravar impeachment de ministros do STF

Desabamento em obra de mercado no Aero Rancho mata duas pessoas

Desabamento em obra de mercado no Aero Rancho mata duas pessoas

Mendonça senta ao lado de Moraes e ministros se calam sobre Caso Master em sessão do STF

Em meio a crise, STF reforça esquema de segurança para o Sete de Setembro

Últimas Notícias

Economia

Dólar vai a R$ 5,13 com payroll nos EUA, mas recua 1,26% na semana de olho em eleição

O dólar subiu frente ao real nesta sexta-feira, 4, acompanhando a valorização da moeda norte-americana no exterior, após dados fortes do mercado de trabalho pelo payroll nos Estados Unidos aumentarem as apostas em alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em setembro. Operadores afirmam que houve um ajuste de posições no … Continued

Política

TRE-MS participa de assinatura e lacração dos sistemas eleitorais em Brasília

Medida visa garantir a integridade e a autenticidade dos sistemas que serão utilizados no processo eleitoral em 2026

Cotidiano

Morador terá de indenizar vizinho após ofensas racistas e capacitistas em Campo Grande

O homem terá de pagar R$ 5 mil por danos morais

Polícia

Achado de cadáver termina com suspeito localizado pela PM em Corumbá

Batalhão de Polícia Militar Rural deslocou-se ao local e encontrou um homem já sem sinais vitais