Casos de furtos em cabos de pivôs de irrigação têm se tornado frequentes em várias regiões do Estado. Conforme a Aiems (Associação de Produtores Irrigantes do Estado de Mato Grosso do Sul), produtores irrigantes de diferentes municípios relataram ocorrências nos últimos meses, e, além de insegurança no campo, a situação gerou prejuízos para os produtores.
De acordo com o capitão Leonel, do Batalhão de Polícia Militar Rural do Estado, uma força-tarefa está em andamento para a responsabilização dos envolvidos. “Não se trata de uma atividade de investigação formal, mas sim de diligências a fim de coletar o máximo de informações possíveis em campo acerca do modus operandi, condições de local, horário e alvos principais desses delinquentes”, destaca.
Além disso, o Programa MS Irriga do Governo de Mato Grosso do Sul, parceiro da Aiems, emitiu uma nota em que manifesta descontentamento e indignação diante da sequência de furtos de cabos elétricos em pivôs de irrigação, reiterando o apoio ao produtor irrigante do Estado.
“Esta onda de criminalidade tem gerado prejuízos financeiros massivos e severa instabilidade operacional em propriedades rurais estratégicas de municípios como Bandeirantes, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo, além de outros municípios. O roubo de fios de cobre e componentes elétricos ultrapassa o mero dano patrimonial. Ao interromper ciclos cruciais de manejo hídrico, o crime compromete diretamente a produtividade das lavouras e desestrutura investimentos em insumos. As consequências são imediatas e severas, incluindo a quebra de safra por estresse hídrico, a elevação abrupta dos custos operacionais e os danos diretos aos equipamentos”, diz a nota.
Assim, a Aiems afirma que acompanha os casos e alerta os produtores irrigantes que, havendo registro de novos furtos em propriedades, registrem boletim de ocorrência na polícia local. A Associação ressalta que cobra das autoridades medidas que possam combater e prevenir esses furtos.
Prejuízos ao produtor
Em Bandeirantes, a família Brauner relatou furtos em duas propriedades, com perdas que ultrapassam R$ 200 mil. Para Renato Brauner, é imprescindível que haja uma apuração para localizar os responsáveis; por isso, foi aberto um boletim de ocorrência. O caso segue em investigação pela polícia local.
“Fomos furtados durante a noite em duas fazendas, gerando muitos prejuízos, medo nos funcionários e nas famílias. Acreditamos que esse grupo furtou a fazenda vizinha na mesma noite”, relata.
Outro caso ocorreu na propriedade de Rodrigo Pavel, do município de Laguna Carapã, onde mais de 400 metros de cabos aéreos de um dos pivôs foram furtados. “Estou instalando câmeras de segurança em todos os equipamentos, casa de máquinas e em vários pontos da fazenda, para tentar coibir esses crimes”, comenta.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)







