'Deixa morrer em casa?': tutor denuncia falta de medicamentos para eutanásia no CCZ Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Deixa morrer em casa?’: tutor denuncia falta de medicamentos para eutanásia no CCZ

Medicação estaria em falta há 90 dias e sem previsão de chegada
Gustavo Henn, Murilo Medeiros -
‘Deixa morrer em casa?’: tutor denuncia falta de medicamentos para eutanásia no CCZ
Rottweiler tem 11 anos e está doente há uma semana. (Foto: Arquivo Pessoal)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está sem medicamento para aplicação de eutanásia, procedimento utilizado para pets em estado terminal ou com doenças contagiosas, como a leishmaniose. Segundo a denúncia feita por um tutor de , o órgão estaria sem o medicamento há cerca de 90 dias.

O Jornal Midiamax obteve a ligação realizada pelo tutor ao CCZ, que confirmou a falta de eutanásia. Ele procurava o procedimento para sua cadela de 11 anos, da raça rottweiler, que está doente desde a última semana. O cão realizou teste de leishmaniose, que ainda não foi confirmado. No entanto, ele se encontra em fase terminal, já sem conseguir andar.

Por isso, o tutor procurou o CCZ para realizar a eutanásia. “Eu tenho medo de que essa doença seja transmitida”, disse o tutor, em ligação ao CCZ. “A leishmaniose é, sim, transmissível para o ser humano, por isso a gente orienta a colocar a coleira repelente […] Mas infelizmente a gente não está recolhendo, porque a gente está sem medicação pra fazer o procedimento de eutanásia no animal”, respondeu a atendente.

‘Vai deixar morrer?’

A recomendação passada ao tutor foi realizar o procedimento em clínica particular e levar o corpo do animal para fazer o descarte gratuito no CCZ, já que este costuma ser cobrado nas clínicas por R$ 10 por quilo.

“Mesmo que ele esteja em fase terminal, nós não podemos receber porque nós estamos sem medicação. Nós só recebemos em fase terminal os animais de rua, sem tutor, porque não tem quem possa pagar por eles. Animais atropelados, com fratura exposta, animal com incompatibilidade com a vida mesmo”, explicou a atendente do CCZ.

“E se não tem condições de levar em uma clínica particular, vai deixar morrer em casa?!”, questionou o tutor. “Infelizmente, a gente não tem recurso. Em dias normais, a gente receberia seu animal pro procedimento da eutanásia, mas estamos sem medicação”, respondeu a atendente. Além disso, foi informado que não há previsão da chegada do medicamento ao CCZ.

O Jornal Midiamax questionou a Prefeitura sobre o que motiva a falta dos medicamentos há cerca de 90 dias, além do prazo estipulado para a medicação chegar ao CCZ. A reportagem também perguntou se há alguma alternativa para os tutores se prevenirem de doenças contagiosas enquanto os animais aguardam pela eutanásia.

Confira a nota na íntegra:

“O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que a redução temporária dos procedimentos de eutanásia é uma situação pontual, decorrente da descontinuidade da fabricação por parte do fornecedor, de um dos insumos necessários ao protocolo.

Diante disdo, houve a necessidade de adequação para o novo procedimento técnico do anestésico e aquisição emergencial do produto, portanto o serviço aguarda a finalização do processo licitatório e a regularização do estoque. O CCZ ressalta que preza pela qualidade e pelo bem-estar dos animais e, por contar com reserva técnica limitada, mantém o atendimento dos casos em que há sofrimento, priorizando a utilização adequada dos medicamentos durante o procedimento.


Até a normalização do fornecimento, a orientação aos tutores é buscar atendimento em instituições de ensino com hospital escola ou, havendo condições, em clínicas veterinárias particulares. O CCZ reforça que todos os procedimentos são realizados conforme as normas estabelecidas pela Resolução nº 1.000 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com uso de anestésicos em dosagem adequada, garantindo que o procedimento ocorra de forma humanitária e sem sofrimento ao animal.”

*Matéria atualizada às 17h05 para acréscimo de nota do CCZ.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Polícia encontra 100 porções de haxixe em embalagens destinadas a cidades em São Paulo

Polícia encontra 100 porções de haxixe em embalagens destinadas a cidades em São Paulo

Comarca de Maracaju segue com inscrições abertas para estágio em Direito

Maracaju abre processo seletivo para assessor jurídico e assistente de gabinete

Abertas inscrições para curso de Letras e Libras da UFGD em Dourados

Com mais de mil vagas no Vestibular 2027, confira quais são os cursos ofertados pela UFGD

Conselho Estadual da Criança abre edital para selecionar jovens em MS

Conselho Estadual da Criança abre edital para selecionar jovens em MS

Notícias mais lidas agora

Tabacaria na Dom Aquino é alvo da PF por contrabando de cigarros em MS

Alvo da PF em Campo Grande ligado ao jogo do bicho no RJ sacou mais de R$ 100 milhões em espécie

Explosão de churrasqueira mata criança de 3 anos em Dourados

Explosão de churrasqueira mata criança de 3 anos em Dourados

Arauco é investigada em MS após dossiê revelar danos ambientais em plantação

Arauco é investigada em MS após dossiê revelar danos ambientais em plantação

Morto em confronto em Ivinhema já foi denunciado por bater e ameaçar de morte a ex grávida

Morto em confronto em Ivinhema já foi denunciado por bater e ameaçar de morte a ex grávida

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Colisão entre carretas deixa carga de grãos espalhados às margens da BR-163 em Jaraguari

Ninguém ficou ferido

Cotidiano

Imasul altera normas estaduais e fixa novos prazos de licenças em MS

A diretriz redefine a aplicação das licenças ambientais, prazos mínimos e máximos de validade e a tramitação eletrônica de processos conduzidos pelo Imasul

Política

Vander define narrativa de ‘fuga’ de empresários para o Paraguai como ‘ataque eleitoreiro’

Deputado avalia que cenários econômicos brasileiro e paraguaio são distintos

Cotidiano

Sem insumo para eutanásia, CCZ aguarda fim de processo licitatório para regularizar serviço

A orientação aos tutores é que busquem atendimento em instituições de ensino com hospital escola ou clínicas particulares