Pular para o conteúdo
Cotidiano

Expediente em dia de eleição não pode impedir trabalhador de votar, entenda os direitos

Profissionais que trabalharem no 2º turno têm direito a tempo para votar durante expediente
Lethycia Anjos -
Portugal concentra maior número de eleitores no domingo; entenda
Cabine de votação. (Foto: Paulo Pinto, Agência Brasil)

O segundo turno das eleições, realizado neste domingo (25), é considerado feriado nacional pela legislação eleitoral. No entanto, setores autorizados a funcionar nessas datas, como saúde, segurança, hotelaria, comércio e comunicação, mantêm as atividades. Nesses casos, os trabalhadores devem conciliar a jornada de trabalho com o direito de votar.

A jornada de trabalho, no entanto, não pode impedir nem dificultar o exercício do voto. Conforme a Justiça Eleitoral, as empresas e instituições devem organizar o expediente para que os trabalhadores possam comparecer às urnas, garantindo, ao mesmo tempo, a continuidade dos serviços.

Mas quais são os direitos de quem vai trabalhar no dia da eleição? A empresa é obrigada a liberar o funcionário para votar? O período utilizado pode ser descontado do salário? É preciso compensar as horas depois?

Trabalhador pode sair para votar

(Divulgação TSE) sidrolândia candidatura
Urna eletrônica. (Antônio Augusto, TSE)

A legislação brasileira garante ao eleitor que estiver trabalhando no dia da votação o direito de se ausentar pelo tempo necessário para votar, sem prejuízo do salário.

A empresa deve organizar a jornada de forma a garantir tempo suficiente para que o trabalhador se desloque até o local de votação, exerça o voto e retorne ao trabalho. O período utilizado para isso não pode ser descontado do salário nem precisa ser compensado posteriormente.

O empregador também não pode criar obstáculos ou adotar medidas que dificultem o exercício do direito ao voto. O transporte até o local de votação, porém, não é uma obrigação da empresa.

Para facilitar o deslocamento dos eleitores, o transporte público coletivo também deve seguir as regras estabelecidas pelo Poder Público para o dia da eleição, incluindo eventual gratuidade e reforço na operação. As condições podem variar conforme o município ou estado.

E quem vai trabalhar como mesário?

Atividade de mesário não é remunerada, mas agrega vantagens ao voluntário. (Foto: Reprodução, TRE-TO)

Quem for convocado pela Justiça Eleitoral para atuar como mesário também tem direito a folgas. De acordo com o artigo 98 da Lei nº 9.504/1997, cada dia de convocação para os trabalhos eleitorais garante dois dias de folga, sem prejuízo do salário.

O benefício vale tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto para servidores públicos. As datas para usufruir das folgas devem ser combinadas com o empregador.

A participação em treinamentos para mesários também garante o benefício. Para cada dia de treinamento, seja presencial, seja on-line, o trabalhador tem direito a dois dias de folga, desde que a capacitação seja concluída.

As folgas podem ser usufruídas de forma conjunta ou separadamente, conforme o acordo com o empregador. Além disso, o empregador não pode determinar que as folgas sejam utilizadas em dias ou horários nos quais o trabalhador já não teria jornada de trabalho.

Outro ponto importante é que o direito às folgas é válido para cada vínculo empregatício mantido pelo mesário no período da convocação. Assim, quem possui mais de um emprego tem direito ao benefício em todos os locais onde mantém vínculo trabalhista.

Treinamento também garante dispensa

O empregador deve liberar o trabalhador pelo período necessário para participar de reuniões ou treinamentos de mesários, incluindo o tempo necessário para o deslocamento de ida e volta. Caso o trabalhador tenha mudado de emprego após atuar nas eleições, a legislação não garante que as folgas possam ser transferidas para o novo vínculo empregatício.

Eleições 2026

O segundo turno das Eleições 2026 ocorre neste domingo (25), das 7h às 16h, em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 2.024.884 eleitores estão aptos a votar no Estado para escolher o próximo presidente da República.

No primeiro turno, realizado em 4 de outubro, 1.540.803 eleitores compareceram às urnas, enquanto 483.070 se abstiveram, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Lula encerra coletiva após jornalista perguntar sobre desânimo e Janja rebate: ‘Vai se catar’

Lula encerra coletiva após jornalista perguntar sobre desânimo e Janja rebate: ‘Vai se catar’

A cor dos pelos define a personalidade dos gatos? Veterinária de MS explica

A cor dos pelos define a personalidade dos gatos? Veterinária de MS explica

Eleições 2026

Em quatro horas, TRE-MS substitui 13 urnas e registra 34 ocorrências no 2º turno

Eleições 2026: Exército irá reforçar segurança em quatro municípios de MS no segundo turno

Eleições 2026: Exército irá reforçar segurança em quatro municípios de MS no segundo turno

Notícias mais lidas agora

Eleições 2026

Segundo turno acontece neste domingo: veja regras das eleições

Eleições 2026

Em quatro horas, TRE-MS substitui 13 urnas e registra 34 ocorrências no 2º turno

cpi consórcio

Ônibus será de graça em Campo Grande neste domingo de eleição

Eleições 2026: TRE-MS inicia carregamento de mídias das urnas eletrônicas

Além de presidente, cidades brasileiras votam para prefeito neste domingo; saiba onde

Últimas Notícias

Brasil

Amiga de Lulinha e alvo da PF, Roberta Luchsinger declara voto em Flávio após ataques de Lula

Roberta ficou estarrecida com acusação de Lula de que ela, amiga de seu filho, trata-se de 'uma pilantra'

Política

Governo Federal garante transporte gratuito para Indígenas e povos tradicionais no 2° turno

Transporte terrestre ou fluvial será disponibilizado a indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e assentados; pedidos devem ser feitos pela internet.

Brasil

TRE-BA manda prender secretário de Salvador após alteração nas rotas de ônibus em dia de votação

Secretário integra grupo de prefeito de Salvador, aliado de Flávio Bolsonaro

Polícia

Homem é executado por dupla de carro ao chegar à casa de amigo em Batayporã

Vítima estava descendo do carro quando foi executada