Médicos se manifestam sobre projeto de reajuste dos servidores em Campo Grande Pular para o conteúdo
Cotidiano

Médicos se manifestam sobre projeto de reajuste dos servidores em Campo Grande

Reajuste será linear para servidores concursados, com exceção das categorias que têm carreira própria
Fábio Oruê -
Sinmed-MS. (Reprodução, Maps)

O Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) se manifestou após o projeto de lei que prevê reajuste de 4,39% aos servidores de chegar à Câmara Municipal, na quarta-feira (10).

Conforme a prefeita Adriane Lopes (PP), o valor corresponde à inflação no acumulado dos últimos doze meses entre maio de 2025 e abril de 2026, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) — o índice oficial de inflação do Brasil.

Em nota, o sindicato diz que a proposta, que dispõe sobre o reajuste do vencimento-base dos servidores, desrespeita a categoria. Isso porque o projeto do Executivo Municipal não contempla os postos que têm Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração — como é o caso dos médicos.

Conforme a Prefeitura, o aumento será linear para servidores concursados, com exceção de professores e outras categorias de carreira própria, como agentes de saúde, agentes de combate a endemias e outras.

O presidente do Sinmed-MS, Marcelo Santana, criticou a postura da gestão municipal. “Não podemos aceitar passivamente que os médicos de Campo Grande sejam tratados com tamanho desdém. A prefeita ignora a importância de uma categoria crucial para a linha de frente da saúde pública”, afirmou.

Reajuste foi aprovado em regime de urgência

Os vereadores de Campo Grande aprovaram em regime de urgência, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei que concede 4,39% de reajuste no salário dos servidores da Prefeitura municipal.Foram 18 votos favoráveis e 5 contrários.

A proposta deu entrada na Casa de Leis na quarta-feira (10) e recebeu 20 assinaturas para ser analisada em regime de urgência. Foram protocoladas quatro emendas, das quais a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) rejeitou duas.

As emendas rejeitadas tratavam sobre o parcelamento do reajuste em duas parcelas de 2,19% cada, sendo uma em agosto deste ano e a outra em março de 2027. A justificativa para a rejeição foi de aumento de despesa no projeto principal.

Contudo, permaneceram outras duas emendas, uma delas da Mesa Diretora, sobre adiantar a segunda parcela do reajuste de março para janeiro.

A proposta também foi analisada pela Comissão de Finanças, sendo aprovada no que diz respeito à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Após o parecer da segunda Comissão, o projeto foi colocado em discussão.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Imagem ilustrativa

Dentista é preso suspeito de transmitir HIV a mulheres propositalmente

Copa do Mundo 2026 começa com abertura histórica em três países

coração

‘Eita, prefeito apaixonado’: corações enfeitam o sinal vermelho em Dourados

milho risco

Safra de grãos em MS pode chegar a 29,1 milhões de toneladas em 2026

Notícias mais lidas agora

Para blindar Fiems, Gerson Claro derruba requerimentos em série na Alems

Justiça aceita ação que pede bloqueio de repasse de R$ 38,5 milhões ao Consórcio Guaicurus

adriane reforma salário julgamento

Juiz concede medida protetiva para prefeita de Campo Grande contra pré-candidato

Após ameaçar ataque duro, Trump recua novamente e diz que Irã aceitou termos de negociações

Últimas Notícias

Brasil

Mãe interrompe palestra para cobrar pensão alimentícia de palestrante

O homem palestrava no Salipi, em Teresina, nesta segunda-feira (8)

Política

Adriane veta projeto que obrigava busca simplificada de salários no Portal da Transparência

Adriane Lopes alegou invasão de competência do Executivo e afirmou que proposta aprovada pela Câmara interferia na gestão e na estrutura tecnológica da Prefeitura

Famosos

Acabou? Nattan esclarece suposta crise no casamento com Rafa Kalimann após polêmicas

Rafa Kalimann causou polêmica ao falar que sentiu Nattan ausente durante a gestação da primeira filha do casal

Esportes

Começou! Copa 2026 é aberta no México com show de Shakira

Além da festa realizada no México, outras duas cerimônias de abertura acontecerão na sexta-feira (12), nos outros países-sede do torneio, EUA e Canadá